Sancionada lei de Geovane que combate a dengue em imóveis fechados

PTB Notícias 14/11/2013, 16:14


Foi sancionada pelo prefeito de Curitiba (PR), Gustavo Fruet (PDT), a lei municipal 14.

350/2013, que autoriza a entrada de agentes de combate a endemias em imóveis particulares fechados ou sem habitação.

A lei foi publicada na edição 219 do Diário Oficial do Município, divulgada na quarta-feira (13/11/2013).

A proposição, do vereador Geovane Fernandes (PTB), pretende intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, encontrado em locais onde há acúmulo de lixo e água parada.

“Infelizmente há muitos cidadãos que descuidam de suas obrigações quanto à manutenção de suas residências, acumulando lixo e favorecendo o surgimento de focos de larvas da dengue.

Cabe à administração pública conter essas ameaças à saúde pública”, defende o vereador.

A lei, aprovada em outubro pelo plenário da Câmara Municipal, tenta reverter essa situação.

O texto prevê o ingresso dos agentes mediante o acompanhamento de um representante da administração regional e outro da Guarda Municipal, com o registro fotográfico da situação e a coleta de depoimentos de vizinhos e testemunhas da intervenção.

Também é determinada a posterior vedação do imóvel, com tapumes e outros materiais, quando não for possível o fechamento por meio de chave.

Dia da Oração e Ação pelas CriançasPassou a vigorar ainda a lei municipal 14.

349/2013, que institui o Dia da Oração e Ação pelas Crianças em Curitiba, a ser comemorado em 20 de novembro de cada ano.

Também de autoria de Geovane Fernandes, a norma estabelece que o Legislativo promoverá eventos alusivos à data, com a participação da sociedade civil organizada, grupos inter-religiosos e instituições que trabalham com crianças em situação de vulnerabilidade.

“Esse dia, no âmbito mundial, é muito importante em favor das crianças contra qualquer forma de violência, motivo pelo qual merece ser fixado em Curitiba, a fim de trazer ainda mais adeptos e participantes desse tema tão importante”, defendeu Fernandes.

O evento passa a constar no Calendário Oficial da Cidade.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de CuritibaFoto: Anderson Tozato/Câmara Municipal de Curitiba