Sancionada lei de vereadora Maria Luiza sobre vidros blindados

PTB Notícias 6/04/2008, 17:53


A lei nº 10.

397, de autoria da vereadora Maria Luiza (PTB/RS), foi sancionada esta semana pelo prefeito de Porto Alegre, José Fogaça.

A norma obriga a instalação de vidros laminados resistentes a impactos e a disparos de armas de fogo nas fachadas externas de agências e postos bancários.

Após a publicação no Diário Oficial de Porto Alegre, as agências terão prazo de 180 dias para se adaptarem à nova regra.

Conforme o projeto da parlamentar, além das fachadas externas no nível térreo, os vidros deverão ser colocados também nas divisórias internas dos bancos no mesmo piso.

Além disso, os vidros deverão ser compostos por lâminas de cristais interligados, sob calor e pressão, por meio de polvinil butiral (PVB), película para retenção de estilhaços e nível de proteção 3, conforme a norma internacional para blindagem do “National Institute of Justice”.

De acordo com Sindicato dos Bancários, cerca de 30% dos assaltos a agências e postos são realizados com o uso de marretas ou outros artefatos capazes de quebrar vidros, permitindo o ingresso dos assaltantes.

Somente no mês de março foram registradas17 ocorrências.

“A minha intenção é proteger vidas humanas, quer sejam as dos funcionários das agências ou dos clientes”, diz Maria Luiza.

Agência Trabalhista de Notícias