Santini ajuda políticas públicas para portadores de necessidades especiais

PTB Notícias 13/04/2011, 17:54

Relator na Comissão de Constituição e Justiça do projeto 61/2011 que cria o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, o deputado Ronaldo Santini (PTB) defendeu a iniciativa proposta pelo Executivo para a implementação de políticas públicas aos portadores de necessidades especiais no Rio Grande do Sul.

A matéria foi aprovada na sessão plenária desta última terça-feira, 12/04/2011.

A proposta cria o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades no Estado, destinando recursos desse Fundo para mapear e promover ações para eliminar barreiras arquitetônicas e garantir acessibilidade das pessoas com deficiência aos bens e serviços da comunidade, financiar projetos para geração de emprego e renda, monitorar e avaliar o cumprimento da legislação, promover programas destinados ao atendimento especializado, executar programas de educação e sensibilização para a temática da deficiência.

Segundo Santini, que acompanhou a luta dos representantes dos portadores de necessidades especiais e de altas habilidades nos últimos oito anos, junto ao gabinete do ex-senador Sérgio Zambiasi, o trabalho realizado pelas Apaes e demais entidades merecem reconhecimento e investimentos da sociedade e governantes.

“Sou um apaeano convicto e defendo políticas públicas de inclusão social e novos investimentos para essas entidades”, destacou o parlamentar.

Atualmente, 16% da população, cerca de 1,5 milhão de pessoas, são portadores de necessidades especiais no Estado.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul