Santini apoia indústrias de Lagoa Vermelha na busca por cursos do Senai

PTB Notícias 26/12/2011, 7:44

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Lagoa Vermelha, Eduardo Nicaretto, e o secretário municipal da Indústria e Comércio, José Nelso Ribeiro, contam com apoio do deputado Ronaldo Santini (PTB) na busca por cursos do Senai para o município.

No último dia 20/12/2011, eles estiveram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, juntamente com o lagoense Syrio Moreira, para solicitar apoio nesse pleito da comunidade.

Antes do encontro com o deputado Santini, osrepresentantes do setor industrial participaram de reunião na Fiergs, com a gerente do Senai, Alexsandra Teixeira, onde manifestaram o interesse do município em contar com uma escola técnica.

A gerente apontou alguns critérios técnicos que o município deve cumprir para ser contemplado e sugeriu que, caso haja demanda de alunos para a capacitação, os cursos devam ser oferecidos em uma escola semipermanente, com estrutura e equipamentos fornecidos pelaprefeitura e pelas indústrias.

Nicaretto observou a grande necessidade que as empresas têm em qualificação da mão de obra no ramo da indústria de móveis.

“Temos aproximadamente 500 vagas no mercado e faltam funcionários capacitados”, argumentou.

Já Nelso Ribeiro salientou que Lagoa Vermelha consolidou-se como polo moveleiro, mas as vagas estão sendo ocupadas por profissionais de outras cidades, com qualificação adequada para as funções.

“A falta de preparo do nosso pessoal obriga as empresas a buscarem gente de outras regiões que disputamespaço com os nosso próprios trabalhadores”, disse.

Santini reiterou seu apoio ao pleito e afirmou que o próximo passo será o agendamento de reunião com o presidente da Fiergs, Heitor Muller, para continuar o debate sobre este assunto.

“Vamos continuar insistindo nesta demanda, que é de fundamental importância para nossos trabalhadores”, frisou.

O deputado petebista acrescentou ainda que já está definida a instalação de uma Junta Comercial na cidade, que evitará odeslocamento até a unidade de Sananduva.

A conquista contou com empenho de Santini, em parceria com os secretários estaduais da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara e foi uma iniciativa da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, CICAS, SICOM e SINDILOJAS.

fonte: site do PTB – RS