Santini apóia luta de citricultores na revisão do zoneamento agroclimático

PTB Notícias 19/04/2011, 6:49


O deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) declarou seu apoio aos citricultores gaúchos na luta pela revisão do zoneamento agroclimático.

A manifestação foi estendida aos produtores no último final de semana, durante Seminário de Citricultura, realizado em Veranópolis.

No encontro, que integrou a programação da 8ª Femaçã, os técnicos da Emater e da Fepagro informaram que a Região Serrana possui 1, 5 mil hectares de área plantada com frutas cítricas fora da área de zoneamento.

Isso corresponde a 1.

272 propriedades não zoneadas e que deixam de ter acesso a crédito oficial e aos benefícios governamentais por serem consideradas pelo Ministério da Agricultura como zonas de clima desfavorável.

Nesse sentido, Santini se comprometeu a integrar o movimento para regulamentar as áreas fora do zoneamento.

“Vamos pleitear uma mobilização junto aos deputados federais do PTB e a senadora Ana Amália Lemos para que lutem em Brasília a favor da proposta de regulamentação das áreas fora do zoneamento, possibilitando o acesso destes produtores aos créditos e incentivos voltados ao setor”, disse o deputado.

Segundo ele, nessas áreas são produzidos mais de 25 mil quilos de laranjas, bergamotas e outras variedades cítricas.

Santini também acompanhou os citricultores em reunião de interiorização da Famurs, solicitando aos prefeitos apoio político para a demanda.

“Precisamos unir embasamento técnico e força política para sensibilizarmos o Ministério da Agricultura”, frisou o deputado.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul