
Santini assume Comissão que acompanhará Operação Leite Compensado
PTB Notícias 23/05/2013, 6:40
Uma audiência pública, na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, marcada para a próxima segunda-feira (27/5/2013), e uma reunião com o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, para ter acesso aos detalhes da investigação da Operação Leite Compensado e verificar a situação da cadeia leiteira do RS, foram as primeiras ações anunciadas pelo coordenador da Comissão de Representação Externa, deputado Ronaldo Santini (PTB), ao assumir a coordenação do grupo, na quarta-feira (22).
A instalação da Comissão ocorreu na sala da presidência da Assembleia e reuniu deputados e representantes de entidades ligadas ao tema.
A representação parlamentar, que terá duração de 30 dias, acompanhará o andamento da Operação Leite Compensado do Ministério Público (MP) e será composta por parlamentares das cinco maiores bancadas no Parlamento gaúcho.
Além de Santini, integram o órgão técnico os deputados Altemir Tortelli (PT), Frederico Antunes (PP), Edson Brum (PMDB) e Gilmar Sossella (PDT).
Santini destacou que ao longo de um mês os parlamentares deverão acompanhar as atividades investigativas do MP, realizando visitas ao interior e tendo acesso a todas as apurações sobre o caso da adulteração do leite comercializado por algumas marcas gaúchas.
“Ao final deste período, apresentaremos à Casa Legislativa um relatório sobre as ações desenvolvidas, produzindo um documento que avalie a necessidade de criação ou não de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”, explicou o deputado.
O parlamentar ressaltou ainda que a Comissão não pretende, de forma alguma, transformar o trabalho em um espetáculo midiático.
“O leite é um produto nobre, de essencial importância para a sobrevivência humana e não pode ser envolvido em uma fraude prejudicial à saúde da população e ao sustento de tantas famílias que trabalham com sua produção”, disse.
Participaram do ato de instalação o deputado Aloísio Classmann (PTB); o defensor público Miguel Seadi Júnior; os representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Eraldo Marques; da Casa Civil, Silvano Saragoso; da Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro; o vereador Rogério Oliveira, de Ibirubá; e o vice-prefeito de Barracão, Rogério Dutra.
* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS)