Santini debate crise hospitalar e ações de frente em conferência de saúde

PTB Notícias 6/07/2015, 8:04


O deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS) participou na sexta-feira (3/7/2015), em Ipê (RS), da 5ª Conferência Municipal da Saúde.

Em nome Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Santini fez um relato dos trabalhos do órgão técnico do Legislativo em apoio às instituições de saúde do Estado.

Na presença de autoridades como o prefeito Valério Marcon, o vice Jorge Portaluppi, a secretária municipal de Saúde, Vera Ferreira, o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, Francisco Ferrer, o parlamentar trabalhista ainda falou do cenário de dramática crise financeira que enfrentam os hospitais filantrópicos do Estado e as perspectivas negativas, diante da iminência de fechamento de leitos, redução do atendimento e, até mesmo, a possibilidade de vários hospitais filantrópicos gaúchos paralisarem totalmente suas atividades.

A conferência tomou como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”.

Diante da temática, Ronaldo Santini comentou que não há como administrar hospitais sem aporte financeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria Estadual da Saúde, que cortaram os recursos para custeio de programas de atendimento hospitalar.

“A correção da Tabela SUS e a retomada dos repasses financeiros estaduais, conforme garantimos no orçamento para este, no valor de R$ 300 milhões, são soluções conjuntas necessárias para retomarmos a recuperação financeira dos nossos hospitais.

Pois a saúde é um direito de todos e dever do Estado, não pode ser uma política de governo e ser trocada a cada quatro anos”, comentou.

Também presentes no evento a vereadora Gislaine Ziliotto, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lenise Guerra, o secretário municipal da Agricultura, Valdir Bueno (vereador e presidente municipal do PTB), o representante da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social Leonildo Mariani, o diretor do Hospital São José, Diógenes Weber, e o servidor Cristian Mandadori, médicos, representantes do grupo da terceira idade, demais autoridades e moradores da comunidade.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) Foto: Mariana Carlesso/Agência ALRS