Santini defende produtores de leite e propõe CPI da Segurança Alimentar

PTB Notícias 10/05/2013, 8:11


O deputado Ronaldo Santini (PTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na quinta-feira (9/5/2013) para parabenizar a operação que prendeu envolvidos no esquema de adulteração do leite.

Diante da apreensão de lotes de cinco marcas do produto, o parlamentar destacou que não se pode admitir, nesse caso, que os produtores sejam punidos.

Segundo ele, não se pode fazer injustiça com um dos setores mais empenhados desta cadeia, que é o da produção do leite.

“O agricultor trabalha diariamente, não tem sábado, não tem domingo nem feriado para o manejo e ordenha de suas vacas.

As mesmas exigências que são feitas aos produtores têm de ser feitas aos transportadores e às empresas quem embalam o produto”, cobrou.

Diante dos fatos e preocupado com a qualidade dos produtos que estão sendo consumidos pela população, Santini conta com apoio do deputado Altemir Tortelli (PT) e de outros parlamentares para sugerir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Segurança Alimentar.

Ele explica que a investigação proposta para a CPI deve ser de forma ampla, atingindo toda a cadeia alimentar.

“Esta situação não ocorre somente com o leite, mas também com os embutidos, enlatados, vegetais e outros alimentos.

Diante disso tudo, estamos encaminhando um estudo nessa Casa sobre a possibilidade de instalarmos uma Comissão para averiguar o controle dos produtos que estamos consumindo”, disse.

Ao encerrar sua manifestação, o deputado se solidarizou com as pessoas que ingeriram leite contaminado.

“Quem consume drogas sabe o que está consumindo, quem consome álcool, sabe o que está fazendo, mas uma criança não tem como optar por beber ou não este leite que a ela é oferecido como alimento essencial para o seu desenvolvimento.

As consequências disso não serão agora, mas sim daqui a 15, 20 ou 30 anos, quando começarão a aparecer os cânceres nestas pessoas”, completou.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS)