Santini fala da viagem a Brasília e sobre a crise da saúde para prefeitos

PTB Notícias 14/07/2015, 9:35


Em reunião da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER), na sexta-feira (10/7/2015), em Vacaria (RS), o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS) fez um relato de sua viagem a Brasília, no início da semana passada, aos prefeitos associados à entidade.

O parlamentar contou novidades sobre investimentos federais nas BRs 285 e 470, que cortam a região.

Ao participar de audiência no Ministério dos Transportes, em 7 de julho, Santini integrou a comitiva que reiterou o pedido de pavimentação dos 30 quilômetros restantes da BR-285, entre São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC).

A reivindicação foi entregue ao ministro Antonio Carlos Rodrigues, na presença do secretário de Transportes e Mobilidade do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, da senadora Ana Amélia (PP-RS), e demais autoridades gaúchas e catarinenses.

No trecho gaúcho faltam apenas oito quilômetros e o ministro informou que a licitação deverá ser realizada em outubro, contando com obras em 2016.

A etapa de Santa Catarina (22 quilômetros) ainda está em fase de liberação de recursos, por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Continuaremos atentos à tramitação do processo e cobrando agilidade do governo federal, para que possamos contar com esta importante obra de conclusão da BR-285, o quanto antes.

Isso faz-se necessário devido à grande crise que nosso Estado enfrente e a possibilidade de oferecermos uma alternativa de desenvolvimento do turismo e do comércio, utilizando essa rodovia, que faz ligação direta com a BR-101 e o centro do país”, comentou.

O deputado ainda informou aos prefeitos que no início de agosto será publicada a ordem de início para obras de recuperação e manutenção da BR-470, entre o município de Lagoa Vermelha a São Jerônimo.

Os investimentos de R$ 60 milhões serão aplicados em obras de tapa-buracos e sinalização de cerca de 200 quilômetros da estrada.

Santini promoveu, em Brasília, uma reunião de lideranças regionais com o ministro Antonio Carlos Rodrigues.

Os recursos integram o Programa de Atenção ao Transporte Operacional e, de acordo com o deputado, as obras atendem a uma demanda antiga dos municípios da Serra gaúcha e dos Campos de Cima da Serra.

Além da reunião com o ministro dos Transportes, a comitiva gaúcha reuniu-se com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, e o diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira.

O encontro coordenado pelo prefeito de São José dos Ausentes, Paulo Roberto Paim Guimarães, presidente da AMUCSER, também debateu a grave crise na saúde do Estado.

Como presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini destacou a restrição nos atendimentos hospitalares e o fechamento de unidades em todo o Estado.

“Não é mais possível administrar instituições de saúde no vermelho.

Com o corte nos repasses, por parte do governo, referentes aos incentivos do IHOSP, os hospitais filantrópicos não têm mais como manter as atividades, pagar salários, fornecedores e todo o custeio da estrutura que é gerado mensalmente”, comentou.

A discussão contou com presenças dos prefeitos Elói Poltronieri (Vacaria), Danilo Barreto da Costa (Capão Bonito do Sul), Ivandro Birck (Pinhal da Serra), Orenia Gomes Goeltzer (Campestre da Serra), Valério Marcon (Ipê), Gilmar de Almeida Boeira (Monte Alegre dos Campos), Ari Antônio Ziliotto (Muitos Capões), Idair Bedin (André da Rocha) e do secretário da Agricultura de Ipê, Valdir Bueno.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS)Foto: Divulgação/Assessoria