Santini prestigia abertura do Congresso das Santas Casas portuguesas

PTB Notícias 1/06/2014, 12:55


O deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) acompanhado de Marisa Formolo (PT) e Adolfo Brito (PP) estão na comitiva brasileira em missão oficial a Portugal.

Na quinta (29/05/2014), o grupo liderado pelo presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas do Brasil, deputado federal Antonio Brito (PTB-BA), participou da abertura do XI Congresso Nacional das Misericórdias de Portugal, em Évora, que se encerrou neste sábado (31).

O evento tem como tema “Economia Social – Desafios para o futuro”.

O deputado baiano também é presidente da Confederação Internacional das Misericórdias e Santini preside a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia gaúcha.

A solenidade contou com presença do Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, e de Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

Representando os brasileiros, Antonio Brito deu destaque ao intercâmbio entre as Santas Casas de Portugal e do Brasil, conforme protocolo de cooperação assinado em novembro passado.

O enfoque será nos cuidados continuados e na valorização do profissional.

Também houve reunião para debater o intercâmbio, com entidades portuguesas já manifestando interesse de se reunir com os pares no Brasil.

Os brasileiros convidaram o Primeiro Ministro português para estar presente ao XI Congresso Internacional das Misericórdias, que acontecerá em Salvador/BA, de 23 a 25 de setembro de 2015.

“Estamos buscando conhecimento e observando a forma com que Portugal trata o sistema público de saúde, na parceira com as misericórdias.

Entendo que, no Brasil e no Rio Grande do Sul, ainda devemos evoluir muito nesta questão, mas já estamos avançando”, destacou Santini.

Ainda compõem a comitiva brasileira, o presidente e o vice da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti e Mauricio Dias, o representante da Federação das Santas Casas do RS, Osvaldo Balparda, e membros das Federações do Rio de Janeiro e Bahia.

fonte: site do PTB – RS