Santini prestigia instalação da Frente Parlamentar de apoio à Suinocultura

PTB Notícias 31/05/2013, 6:05

O deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS) prestigiou, na última quarta-feira (29/05), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS, o ato de instalação da Frente Parlamentar de Apoio à Suinocultura Gaúcha, proposta pelo deputado Aloísio Classmann.

A frente busca o fortalecimento dos produtores de suínos e da indústria.

De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar, Aloísio Classmann, 176 mil famílias gaúchas vivem desta atividade, sendo o Rio Grande do Sul, o maior exportador e o segundo maior produtor nacional de carne de porco.

O objetivo da Frente é trabalhar ao lado dos suinocultores integrados e os independentes, para buscar alternativas diante da grave crise vivenciada; reinserir a cadeia suína no mercado, para aumentar a comercialização da carne por meio de políticas públicas para o setor, e instaurar a Semana Estadual da Suinocultura, que neste ano será de 24 a 30 de julho, para incentivar o consumo do produto na mesa dos gaúchos.

Também foi mencionada a publicação do decreto do governador Tarso Genro que modifica temporariamente a tributação sobre a comercialização de suínos vivos, reduzindo a base de cálculo nas saídas interestaduais.

Pela medida, o valor da alíquota efetiva cai de 12% para 2%, nos próximos 30 dias.

Esta medida atende à reivindicações dos suinocultores gaúchos, que cobravam a redução do imposto.

Prestigiaram a solenidade o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes; o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS (Acsurs), Valdeci Folador; o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (SIPS), José Goulart; deputados federais e estaduais; o prefeito de Três de Maio, Olívio Casali (PP); o prefeito e vice-prefeito de Nova Candelária, Carlos Dick (PT) e Jorge Steffler (PDT); e vereadores da região Noroeste do Estado.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Deputado Ronaldo Santini (PTB-RS)