Santini propõe inclusão da Educação Ambiental nas escolas gaúchas

PTB Notícias 3/05/2011, 14:23


Com o objetivo de incentivar a conscientização ambiental dos jovens gaúchos, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) apresentou nesta terça-feira, 03/05/2011, projeto de lei propondo a inclusão da Educação Ambiental no conteúdo das escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio.

A proposta também abre possibilidade para que as escolas privadas que tenham interesse possam incluir a matéria no currículo e deixa a cargo da Secretaria Estadual de Educação a elaboração, informação e orientação da Educação Ambiental aos estabelecimentos de ensino.

Sugere ainda a promoção de campanhas com a realização de palestras, seminários e atividades interdisciplinares sobre o tema, envolvendo famílias e a comunidade.

Segundo Santini, a inclusão da temática ambiental será fundamental para a formação dos estudantes gaúcho.

“Trabalhar a educação ambiental na escola é preparar o jovem para o futuro e criar um ambiente voltado à construção da cidadania.

A partir daí, o processo de conscientização vai crescendo e, aos poucos, transformando as pessoas”, disse.

Na justificativa do projeto, o deputado enfatiza ainda que a escola precisa ser ambiente voltado ao desenvolvimento do cidadão e que hoje é preciso estar cada vez mais atento às questões que fazem parte da vida da comunidade.

“Não basta saber ler, escrever e aprender geografia e história.

É preciso estar atento às questões atuais, pois o que está em jogo é a continuidade da vida e pequenas ações realizadas hoje poderão fazer toda a diferença no futuro.

Por isso, acredito que essa deva ser uma matéria obrigatória, já que é essencial à vida humana”, completou.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações da Assembleia Legislativa do Governo do Rio Grande do Sul