Santini quer rever defasagem que prejudica hospitais filantrópicos gaúchos

PTB Notícias 16/09/2014, 8:03


Intermediada pelo deputado Ronaldo Santiani (PTB), reunião realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na segunda-feira (15/9/2014), abordou a defasagem dos valores dos serviços prestados pelos hospitais filantrópicos ao Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), diante da possibilidade de paralisação desse atendimento por essas casas de saúde.

Além de Santini, que preside a Frente de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa, participaram do encontro a secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, o presidente da Federação das Santas Casas, Júlio Dornelles de Matos, e demais representantes hospitalares.

Os secretários estaduais ouviram as reivindicações da entidade, acordadas em assembleia geral, na sexta-feira (12), onde definiu-se a exigência de uma atualização da tabela dos serviços prestados pelos hospitais ao IPE, que tem como referência os valores aplicados em 2010.

Preocupados com a situação e a possível crise no setor, caso a paralisação venha a acontecer, os representantes do governo do Estado agendaram outra audiência, no mesmo local, para esta quarta-feira (17), com a participação da diretoria do IPE.

O instituto deverá apresentar uma nova proposta que entrará na pauta de negociação com a federação das Santas Casas e o Sindicato dos Hospitais do RS.

O objetivo do Executivo estadual é resolver a situação e encaminhar soluções para manter a normalidade do atendimento em aproximadamente 200 hospitais gaúchos.

“Estamos interagindo com as duas partes, buscando um entendimento que melhore a proposta do IPE, de acordo com orçamento do instituto, e amenize a defasagem dos hospitais.

Queremos evitar que em torno de um milhão de pacientes sejam transferidos para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou Santini.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) Foto: Divulgação/Assessoria