Santini trabalha pela manutenção da obstetrícia do Hospital de Casca (RS)

PTB Notícias 3/08/2015, 7:49

O pedido da vereadora Lourdes Foppa (PTB), de Casca (RS), para manutenção do serviço de obstetrícia do Hospital Beneficente Santa Lúcia conta com apoio do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS).

Em reunião no gabinete do parlamentar, na segunda-feira passada (27/7/2015), Lourdes entregou um abaixo-assinado pela comunidade casquense para ser reiterado pelo deputado e encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde.

Ao receber o comunicado da Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo sobre a possibilidade de o hospital não poder mais realizar os serviços médicos hospitalares na área de obstetrícia, por falta de demanda e cumprimento de metas, a população mobilizou-se e está reivindicando ao governo que avalie com atenção o caso.

Anexo ao documento que simboliza a mobilização municipal em defesa da casa de saúde, a vereadora e demais membros de uma comitiva de Casca entregaram um projeto que prevê a ampliação da estrutura física da entidade.

“Além de transformarmos nosso hospital em referência regional no serviço de obstetrícia, mantendo as atividades, através de convênios com os municípios vizinhos, pretendemos aumentar ainda mais o prédio e qualificar o atendimento para a nossa microrregião”, comentou Lourdes.

Santini colocou a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa gaúcha e o seu próprio gabinete à disposição das lideranças municipais para apoiar a pauta solicitada.

“Não podemos fechar os serviços de saúde que estão próximos das comunidades e que são eficientes.

Precisamos qualificar e ampliar os atendimentos, investindo mais recursos públicos nos hospitais e aumentando o custeio mensal”, destacou o parlamentar trabalhista, que designou sua assessoria no acompanhamento à comitiva em uma audiência na Secretaria de Saúde, com o diretor-geral Rogério Nardelli.

Outra reivindicação entregue pelos vereadores, pelo secretário municipal da Saúde, entre outras lideranças presentes na audiência, foi a liberação de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Ministério da Saúde, para prestar este serviço no município, que já conta com as instalações adequadas.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS)Foto: Vanessa Ferrão/Assessoria