Santo André concede desconto mais vantajoso para pagamento do IPTU

PTB Notícias 8/01/2011, 11:35


O prefeito de Santo André, o petebista Aidan Ravin, autorizou a Secretaria de Finanças do município a proporcionar vantagens à população no pagamento à vista do Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana (IPTU).

Os munícipes que optarem pela quitação do carnê em parcela única têm abatimento de 15% no valor do imposto.

O percentual — inatingível até nas modalidades mais agressivas e arriscadas do mercado financeiro – é o mais elevado da região do Grande ABC.

“A condição é altamente vantajosa.

Ninguém concede desconto nesta monta como o concedido pela administração Aidan Ravin” – sintetiza o secretário de Finanças e de Gabinete da Prefeitura de Santo André, Nilson Bonome.

Bonome lembra que os munícipes que optarem pelo pagamento do IPTU 2011 em duas parcelas ainda usufruem condição especial sob o ponto de vista da matemática financeira: 10% de desconto — percentual similar ao de muitas cidades paulistas para pagamento à vista e superior ao de outras para quitação em parcela única.

Reposição inflacionáriaAlém do desconto elevado para estimular a quitação do IPTU, a Secretaria de Finanças tem outra boa notícia para os contribuintes: não haverá aumento do IPTU 2011, apenas reposição inflacionária de 5,63% calculada com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É o segundo ano consecutivo em que aplicamos apenas a inflação do período” – explica Bonome.

VencimentoOs carnês relativos a terrenos e indústrias têm vencimento dia 26 de janeiro e deverão chegar aos proprietários até o dia 16.

Já os referentes a residências e comércios têm vencimento em 9 e 14 de fevereiro, e deverão chegar aos proprietários até o final de janeiro.

Para cerca de 25 mil aposentados e pensionistas que pagam o IPTU com desconto de até 50%, o vencimento é 15 de março e os carnês também devem chegar até o final de janeiro.

Ao todo, serão lançados 166.

798 carnês neste ano.

Até a data de vencimento, os munícipes poderão pagar nas seguintes instituições financeiras: Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, HSBC, Banco do Brasil, Citibank, Mercantil do Brasil, Itaú – Unibanco e Siccob.

fonte: site da Prefeitura de Santo André (SP)