São Caetano comemora o Dia Mundial da Água

PTB Notícias 19/03/2007, 11:52


Os moradores de São Caetano do Sul – cidade administrada pelo petebista José Auricchio Júnior (SP) – terão a oportunidade, nesta semana, de ampliar seus conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e de despertar ainda mais sua responsabilidade em relação à preservação da água.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade preparou uma programação especial, denominada Semana da Água, para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março.

Participarão dos eventos alunos de escolas municipais, particulares, integrantes dos Centros da Terceira Idade e estudantes da Fundação Municipal Anne Sullivan e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Três amplas atividades estão inseridas no cronograma de eventos do DAE para a Semana da Água.

Uma delas é a visitação à Estação de Tratamento de Esgoto do ABC (ETE/ABC), situada na Avenida Almirante Dellamare, divisa de São Caetano com São Paulo.

Na ETE/ABC será apresentado o processo de separação e eliminação dos componentes poluidores da água; esclarecidas dúvidas sobre as etapas de tratamento do esgoto que chega até a Estação; e discutida a importância da água de reuso.

Já na Escola de Ecologia, os participantes terão a oportunidade de conhecer as instalações da unidade ambiental, assistir a peça de teatro Úna”a, a Índia que Veio da Chuva, de Ronny Guimarães, e vídeo educativo e desenvolverão atividades recreativas e de conscientização sobre o uso racional da água.

Ainda como parte da programação da Semana da Água, será exibida no teatro da Universidade IMES a peça Salvando a Água Salvamos a Terra, com direção de Achileu Nogueira Neto, que conta em seu elenco com os atores Carolina Kimie, Cláudia Urbaniski, Jéferson Santos, Luciana Barros, Roberto Cezarretti e Thiago Fortes.

O Dia Mundial da Água foi adotado na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1993.

O Departamento de Água e Esgoto de São Caetano, por sua vez, instituiu em 2001 a Semana da Água, destinada a conscientizar sobre a escassez e o uso racional da água.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de São Caetano do Sul)