São Caetano festejará aniversário de 130 anos com show de Zeca Pagodinho

PTB Notícias 13/07/2007, 10:46

No próximo dia 28 de julho, a cidade de São Caetano do Sul (SP) irá comemorar 130 anos.

A data marca o dia em que as primeiras 28 famílias chegaram da Itália para construir o que hoje é uma das cidades mais modernas e elogiadas do País.

E para comemorar mais esse aniversário, a Prefeitura de São Caetano, administrada pelo petebista José Auricchio Jr.

preparou diversas atividades gratuitas para a população se divertir e festejar.

O destaque fica por conta de Zeca Pagodinho, que apresentará na cidade o show Gafieira 2 na noite do dia 28, às 21h, num espaço especialmente preparado na esquina da Avenida Goiás com a Avenida Guido Aliberti.

Essa é apenas uma das surpresas preparadas.

Confira as atrações.

A cidade recebe Zeca Pagodinho e seu show Gafieira 2 no dia 28, às 21h, num amplo espaço localizado na esquina da Avenida Goiás com a Avenida Guido Aliberti.

No mesmo local, em maio, a Prefeitura realizou o Showlidariedade, evento beneficente com quatro shows de grande porte aos fins de semana, um sucesso de organização e segurança.

O famoso pagodeiro cantará músicas como Beija-Me, Deixa a Vida me Levar, Posso Até Me Apaixonar, Aquilo que Era Mulher, Verdade, entre muitos outros sucessos.

Um grande presente para a população no dia do aniversário de São Caetano.

Missa – A celebração religiosa em comemoração aos 130 anos de São Caetano será realizada no dia 28, a partir das 10h, na Paróquia São Caetano, a Matriz Velha, no Bairro Fundação, patrimônio arquitetônico e histórico da cidade.

A missa será celebrada por padres de diversas igrejas do município.

A Matriz Velha tem origem na fundação da primitiva capela construída para homenagear o santo São Caetano, entre 1717 e 1720.

A atual construção foi erguida a partir de 1883 pelos imigrantes italianos, que chegaram à cidade a partir de 1877.

Em 31 de março de 1924, a igreja foi batizada como Paróquia São Caetano.

Em 1965, foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal.

A Prefeitura de São Caetano confeccionará um superbolo que poderá ser degustado pelos moradores no dia 28, a partir das 11h, na Rua 28 de Julho, no Bairro Fundação.

O doce gigante terá 130 metros, alusivos aos 130 anos que a cidade completará.

A Defesa Civil coordenará a distribuição do bolo, para evitar tumultos.

Homenagem – A Administração prestará uma justa homenagem àqueles que prestaram relevantes serviços em beneficio da coletividade, contribuindo assim para o desenvolvimento do município, com a entrega da Medalha Di Thiene no domingo, 29 de julho.

A cerimônia ocorrerá às 10h30, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no Bairro Fundação.

Festa Italiana – Durante o mês de agosto, a região compreendida pelas ruas Mariano Pamplona, 28 de julho e a Praça Ermelino Matarazzo receberá a 15.

ª edição da Festa Italiana, evento gastronômico e de lazer que é uma das tradições de São Caetano.

Durante todos os fins de semana do mês, a população terá a disposição o melhor da culinária italiana, além de diversos shows com músicas tradicionais.

Estação Jovem – Na eclética programação especial para o aniversário da cidade, também há espaço para a juventude.

No dia 22 (domingo), o maior projeto da Prefeitura voltado a este público estará de volta.

Trata-se do São Caetano Estação Jovem, que promove gratuitamente diversas atividades esportivas, culturais e de lazer.

Para celebrar os 130 anos do município, o local escolhido pela Coordenadoria Municipal da Juventude foi o Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica).

Os destaques das atividades, que começarão às 10h, são o show da cantora Paula Lima, às 17h30, e a exibição do filme A Grande Família, logo após.

Procissão – A tradicional Procissão de São Cristóvão ocorre no domingo (22/7), às 10h, com saída no Bairro Fundação, na Igreja Matriz Velha, e chegada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro São José, local em que haverá a benção dos automóveis.

A carreata é alusiva ao dia de São Cristóvão (25 de julho).

A imagem do santo, que é o padroeiro dos motoristas, será acompanhado por centenas de motoristas, como já é tradição na cidade.

Esportes – A programação de aniversário de São Caetano terá uma série de atividades esportivas.

Haverá passeios ciclísticos, apresentações de futebol amador, torneios de atletismo e basquete, provas de corrida de rua, de ginástica olímpica e torneio de tiro tático da Guarda Civil Municipal (GCM).

O grande destaque, entretanto, são os Jogos Mundiais de Cegos – São Caetano será sede das competições junto com São Paulo.

As provas acontecem de 31 de julho a 6 de agosto.

Seguindo uma tradição de 66 anos, os Patrulheiros Mirins realizam mais uma edição da Marcha Atlética.

Dividido em diversas categorias, o evento será realizado no dia 28, a partir das 9h, no Espaço Verde Chico Mendes e reunirá todo o efetivo da entidade, atualmente com 200 patrulheiros.

Cultura – Durante o mês de julho e agosto, a Diretoria da Cultura programou edições especiais do Programa Domingo no Parque, que leva aos espaços verdes da cidade atividades musicais, de dança, exposições e o Recanto da Leitura, ação literária que busca incentivar o surgimento de novos leitores e divulgar livros e autores da cidade, sempre aos domingos.

Além disso, a cidade recebe a 3.

ª Mostra de Teatro e o Prêmio Stacatto de Dança, ambos no fim de agosto.

A Fundação Pró-Memória também participa da festa.

No dia 19, o Museu Histórico Municipal inaugura a mostra “Viajando pelo Mundo”, às 19h30.

No dia 26, uma nova edição da revista Raízes será lançada.

No dia 3 de agosto, o Salão de Exposições II recebe a mostra Pai Herói.

Bailes – O segmento dançante da programação de festejos de aniversário da cidade também reserva grandes atrações.

No sábado, dia 28 de julho, a partir das 20h, no Centro de Convivência da Terceira Idade João Nicolau Braido (Rua Humberto de Campos, 620, Bairro São José), ocorre o Baile da Terceira Idade, que reunirá a população da melhor idade num evento com muita música e animação.

No dia 11 de agosto, às 21h, no Centro Recreativo e Esportivo Tamoyo (Rua São Paulo, 200, Bairro Cerâmica), é a vez dos funcionários da Diretoria da Saúde e Vigilância Sanitária (DSVS) promoverem uma grande festa de confraternização com o Baile Qualidade de Vida.

No dia 31 de agosto, ocorrerá o tradicional Baile de Aniversário da cidade.

O evento, que tem renda revertida para as atividades de capacitação profissional oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade, terá jantar e música ao vivo.

O baile será realizado no Samyr Buffet (Rua Oriente, 173, Bairro Barcelona), a partir das 21h.

fonte: site da Prefeitura de São Caetano (SP)