São Caetano fomenta Programa para Cursos Técnicos Profissionalizantes

PTB Notícias 22/12/2010, 3:57


Enquanto há muita retórica de autoridades no sentido de valorizar a formação técnica e profissional de estudantes, São Caetano (SP) larga na frente para colocar em prática aquilo que, na maioria das vezes, não sai dos discursos políticos.

Projeto de lei do prefeito José Auricchio Jr.

(PTB) acaba de ser aprovado pela Câmara Municipal para implantação do TecMAIS, Programa Auxílio para Cursos Técnicos Profissionalizantes no município.

A iniciativa prevê o pagamento de uma bolsa de estudos mensal de R$ 300 para que moradores da cidade freqüentem cursos técnicos em escolas certificadas.

Para Auricchio, os jovens que freqüentarem cursos profissionalizantes poderão também cursar uma faculdade.

“O ensino técnico abre as portas do mercado de trabalho para os jovens de forma mais rápida que os cursos tradicionais de graduação e são uma ótima opção para os estudantes”.

O projeto que criou o TecMAIS prevê o pagamento da bolsa de R$ 300 mensais para estudantes de escola técnica profissionalizante particular, desde que ela seja devidamente reconhecida e autorizada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A data da abertura de inscrições e detalhes sobre os critérios para participação no programa serão divulgados pelo site oficial da Prefeitura de São Caetano.

Com o mercado aquecido, indústria, comércio e serviços demandam, cada vez mais, por mão de obra especializada sem conseguir preencher seus quadros.

A iniciativa de São Caetano é o melhor caminho para qualificar e encaminhar os jovens, especialmente àqueles que procuram pelo primeiro emprego.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Jornal ABC Repórter