São Caetano recebe prêmio internacional por projeto educacional

PTB Notícias 23/10/2011, 13:18


São Caetano do Sul ganhou o prêmio América Award 2011, na categoria Desenvolvimento Econômico e a Qualidade de Vida, com o programa educacional Aprender MAIS São Caetano.

O América Award é concedido a líderes que tenham implantado com sucesso programas e práticas em alguma das áreas que contemplam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000.

O prêmio foi entregue no dia 6 de outubro, em Santo Domingo, República Dominicana, durante o V Fórum de Competitividade das Américas.

O prefeito de São Caetano ressaltou que este novo prêmio conquistado pela cidade é mais um reconhecimento do trabalho realizado pela Administração.

“Nos últimos anos nós priorizamos os investimentos em Educação, Saúde e área Social, e o resultado é a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população da cidade”, explicou.

“Na Educação, nossa meta é dar aos jovens sancaetanenses as melhores condições possíveis para enfrentarem os desafios do futuro, tanto do ponto de vista educacional quanto profissional.

E a capacitação dos estudantes passa por dois pontos principais, que é o conhecimento de um segundo idioma e o domínio da informática e das novas tecnologias.

“O chefe do Executivo municipal destacou que o Aprender MAIS São Caetano não se restringe à distribuição de netbooks aos alunos.

“O mais importante é o conteúdo com milhões de páginas de informação para que eles possam se aperfeiçoar em sua formação educacional e para a vida”.

A secretária municipal da Educação também comemorou a conquista do América Award.

“A rede pública municipal de São Caetano sempre foi exemplo para outras cidades brasileiras e é com muito orgulho que recebemos este reconhecimento internacional.

Isso só nos motiva a continuar trabalhando para continuar oferecendo aos nossos jovens um ensino de qualidade.

“Aprender – A Prefeitura investiu mais de R$ 30 milhões em 2010 para a implantação do programa Aprender MAIS São Caetano, que beneficia mais de 20 mil alunos.

Além dos 800 computadores entregues aos estudantes que se formaram no 9º ano do Ensino Fundamental, a iniciativa equipou as escolas municipais com mais de 7 mil netbooks para uso em sala de aula.

Outras ferramentas tecnológicas como a lousa interativa, projetores multimídia e câmeras também foram instaladas nas escolas.

Segunda etapa do projeto Aprender São Caetano, lançado em 2007 para modernizar o ensino na cidade, o Aprender MAIS São Caetano também contou com a expansão do conteúdo do Portal Aprender São Caetano (www.

aprendersaocaetano.

com.

br), tanto para os alunos da Educação Infantil quanto para os do Ensino Fundamental e Médio.

Com milhares de páginas de conteúdo educativo produzido por especialistas, o portal oferece atividades interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens e ferramentas de busca, entre outras.

O Aprender MAIS São Caetano ainda deu acesso ao Aprimora (solução que promove o aprimoramento da Língua Portuguesa e Matemática), ao Portal Aprender São Caetano – Educação Infantil e ao Portal Aprender São Caetano – Ensino Fundamental e Médio.

Ele também beneficiou os educadores, que receberam formação para explorar todo o potencial das ferramentas de tecnologia educacional e têm acesso a todos os recursos e ferramentas disponibilizados.

Os educadores contam também com a Rede do Educador, um ambiente de educação continuada à distância, destinado a formação de forma interativa e colaborativa.

Prêmio – O America Award é uma iniciativa conjunta do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes das Nações Unidas (CIFAL Atlanta) e do Instituto das Nações Unidas para treinamento e pesquisa (UNITAR), e além de premiar os melhores projetos visa identificar iniciativas exemplares que podem ser replicadas.

Outras informações sobre o V Fórum de Competitividade das Américas podem ser obtidas no site www.

competitivenessforum.

org/.

Fonte: (http://www.

saocaetanodosul.

sp.

gov.

br/index.

php?site=1) http://www.

saocaetanodosul.

sp.

gov.

br/index.

php?site=1