São José dos Pinhais (PR) comemora 156 anos de emancipação política

PTB Notícias 12/01/2009, 12:24


Na última quinta-feira (08/1) foi realizada no Paço da Prefeitura de São José dos Pinhais, cidade localizada no Estado do Paraná, uma solenidade em comemoração aos 156 anos de emancipação política do município.

O evento contou com a presença de líderes e autoridades políticas, sociais e religiosas.

“A emancipação política deve ser vivenciada e reconquistada a cada dia, não pode ser apenas lembrada como um fato histórico.

Todos nós, governantes, comunidades, associações e classes, devemos ter a vontade de trabalhar por um município melhor”, lembra o prefeito Ivan Rodrigues, do PTB paranaense.

Orgulho de ser São-JoseenseO povo são-joseense tem orgulho de morar e trabalhar na cidade.

“São José é um município promissor e que possui diversas oportunidades às pessoas que realmente as procuram”, relata Cleusa Alves, cabeleireira.

“Com um bom planejamento e administração, São José dos Pinhais tem todas as condições de crescimento e aprimoramento.

Sou gaúcho, mas escolhi essa cidade para morar e trabalhar, pois ela transpira prosperidade”, diz Rosalino da Rocha, comerciante.

“Nasci em Curitiba, mas sempre morei em São José dos Pinhais.

Eu amo esse município, pois é formado por um povo unido e hospitaleiro”, afirma Roberto Machado, empresário.

O municípioCidade colonizada inicialmente por portugueses e posteriormente por poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, árabes, alemães e sírio-libaneses, formou várias colônias, das quais muitas ainda perduram, mantendo os costumes e as origens de seus antepassados, como Murici, Marcelino, Zacarias, Cachoeira, Malhada, Agaraú, Campo Largo da Roseira, Cotia, Contenda, Faxina, Accioli, Rio Pequeno e Castelhanos.

De uma Freguesia, São José que possuía uma população pobre e dispersa, onde a maioria vivia de uma agricultura de subsistência, se tornou na terceira maior potência econômica do Estado.

Dividida em aproximadamente 34 bairros tem uma economia em franco desenvolvimento, notadamente devido à presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e de grandes fábricas de auto-peças, que vieram juntamente à instalação de multinacionais como Audi e Renault, bem como suas fornecedoras.

fonte: site da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR)