São Luís (MA): Pedro Lucas realiza campanha ‘Doar sangue é doar vida’

PTB Notícias 7/07/2015, 8:13

O vereador de São Luís (MA) Pedro Lucas Fernandes (PTB) comanda, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), a campanha “Doar sangue é doar vida”, com o objetivo de manter o abastecimento do estoque de sangue do hemonúcleo.

“Manter o estoque de sangue é um dos maiores desafios do Hemomar.

Esse é um trabalho de todos nós, afinal, precisamos sempre ser solidários uns com os outros”, destacou o vereador.

A campanha solidária “Doar sangue é doar vida” será realizada nesta quinta-feira (9/7/2015), a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de São Luís.

Para tanto, o vereador Pedro Lucas procurou o Hemomar, que vai oferecer toda estrutura necessária para a ação, que vai realizar os mesmos procedimentos feitos no centro oficial de coleta.

Para fazer a doação, além de estarem saudáveis, os doadores precisam seguir alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal; estar com peso acima de 50 kg; não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis; gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto são impedimentos temporários.

De acordo com o Hemomar, no dia da doação é necessária a apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial.

Após a doação, que dura cerca de quatro minutos, o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

E quem doa, segundo o hemonúcleo, pode receber uma declaração atestando a doação para fins de comprovação e justificativa junto ao trabalho, caso seja necessário.

“Chamamos os vereadores, servidores e a população para juntos colaborarmos com o Hemomar com a doação de sangue.

Queremos que o dia 9 de julho seja o dia da solidariedade na Câmara Municipal de São Luís”, finalizou o vereador Pedro Lucas.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de São Luís Foto: Divulgação