Secretária Graça Amorim fala das ações do Dia do Idoso em Teresina

PTB Notícias 4/10/2011, 8:55


Para comemorar o dia do idoso, a Prefeitura de Teresina (PI), administrada por Elmano Férrer (PTB), está desenvolvendo a Semana do Idoso nas unidades sócio-assistenciais.

Ontem, 3/10, houve uma roda de conversa mediada pela gerontóloga mineira Virgínia de Sá e Palis no Centro de Convivência Marly Sarney.

A programação foi voltada para os idosos e para as crianças do Projeto Pai.

O objetivo foi trabalhar a intergeracionalidade envolvendo crianças e adultos.

Após a roda de conversa foi realizada a Terapia do Abraço com os dois públicos.

A intenção, segundo Francisca das Chagas, coordenadora do Marly Sarney, foi resgatar os valores.

“Através do abraço, as crianças resgatam o amor, carinho, respeito e a paciência para com os idosos.

Por outro lado, os idosos, que vêm de uma educação tradicional, aprendem a respeitar também as crianças, ouvi-las e se adaptar as novas regras de educação infantil”, diz Francisca das Chagas.

Na programação do centro de convivência, consta para a próxima quinta-feira (6) uma manhã cultural com apresentação de dança, show “Meu Vizinho é de lascar”, com o humorista Amaury Jucá, finalizando com forró pé de serra até o meio dia.

O Centro de Convivência Marly Sarney desenvolve várias ações para atender as famílias em vulnerabilidade e com suas atividades incentiva a intergeracionalidade, que é a integração entre os membros de diferentes faixas etárias dentro da mesma família.

“A intergeracionalidade busca evitar que o idoso seja isolado dentro da própria família, despertando o interesse dos demais integrantes para as atividades que envolvem os mais velhos, o que reforça os laços de afinidade.

Por isso é tão importante a participação da família nas atividades”, explica a secretária Graça Amorim (PTB), da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social.

Ainda como no roteiro das atividades, haverá no dia 13 de outubro um dia de lazer na AABB e, no dia 14, a programação será encerrada com o bailão da terceira idade no Clube dos Economiários, na avenida Presidente Kennedy, zona leste de Teresina.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal 180 Graus