Secretária Graça Amorim (PI) promove festa pelo Dia da Consciência Negra

PTB Notícias 17/11/2011, 7:05


Os idosos atendidos no Centro de Convivência Intergeracional Marly Sarney, unidade socioassistencial da Prefeitura de Teresina (PI), tiveram uma programação especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.

A data de 20 de novembro é lembrada nacionalmente como o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A programação incluiu palestra sobre “Consciência Negra” e um momento de reflexão através da Dança Afro com o bailarino Waldemar dos Santos Carvalho, coreográfo da Escola de Dança Folclórica.

A Secretária da SEMTCAS, Graça Amorim (PTB), ressalta que o dia da consciência negra é um dia marcado pela luta contra o preconceito racial.

“Junto ao Dia da Consciência Negra vêm à tona assuntos que fazem com que se enfatize o respeito às pessoas, que se discuta e trabalhe para conscientizar todos da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura da nossa cidade”, disse ela.

“Pensei nessa atividade, como uma atividade de interferência em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Foi um momento de reflexão sobre os fatos históricos, sobre nossas origens, sobre a desigualdade racial.

Tudo isso junto à batida do tambor, a energia dessa dança, que é uma dança ágil, que requer um trabalho de consciência corporal importante, para este público, que é formado por pessoas da terceira idade”.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal 180 GRaus