Secretaria liderada por Cristiane identifica risco na prática de exercício

PTB Notícias 13/07/2009, 16:42


O piloto do projeto Rio em Movimento, programa voltado para orientação à prática de atividades físicas, da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), liderada pela petebista Cristiane Brasil, e realizado no fim do mês de junho, na orla da cidade, constatou que a população carioca precisa de auxílio do poder público para a prática de exercícios de forma segura e eficiente ao ar livre.

Os números apontam que quase a metade dos entrevistados tem algum problema de saúde impeditivo aos exercícios.

Além disso, a pesquisa revelou que a média de idade dos praticantes de atividades físicas na orla ficou em torno de 56 anos, faixa etária que indica a necessidade de prevenção de possíveis danos decorrentes destes exercícios.

Na busca de minimizar a exposição dos cariocas ao risco desnecessário, o projeto Rio em Movimento entrará em funcionamento a partir de agosto.

Das 1,8 mil pessoas entrevistadas por 20 equipes da Secretaria, da praia do Leme ao Recreio dos Bandeirantes, 40% afirmaram ter algum problema ósseo ou muscular que pode ser agravado com os exercícios.

Além disso, 38% das pessoas que praticam algum tipo de exercício na orla apresentam problemas de coração e já foram aconselhados por médicos a só praticarem atividades físicas sob prescrição.

E mais, 13% dos que responderam à pesquisa disseram ter sentido dor no peito nos 30 dias anteriores à pesquisa.

Outro dado aponta que 16% dos praticantes entrevistados, na verdade, não poderiam estar praticando exercícios.

A intenção da equipe da secretária Cristiane Brasil foi avaliar a condição física das pessoas que se exercitam regularmente nas praias cariocas.

Os dados foram recolhidos através da aplicação de uma ferramenta chamada “Questionário de Prontidão para a Atividade Física” ou (PAR-Q)4, utilizada por médicos e profissionais de educação física para identificar os indivíduos assintomáticos que não precisariam de um exame clínico mais específico antes de se engajarem em programas de atividades físicas.

O programa Rio em Movimento é voltado para a orientação à prática de atividades físicas e contará com 20 tendas que serão colocadas de 2ª à 6ª feira, das 7h às 10h, justamente para orientar a populacão que pratica esportes aeróbicos na orla.

As pessoas somente precisarão se cadastrar nas próprias tendas.

Elas irão receber uma planilha com a atividade física mais indicada para o perfil de cada um.

Essa planilha será atualizada e os participantes poderão optar por receber as planilhas por e-mail ou retirá-las nas próprias tendas, periodicamente.

fonte: site da secretária Cristiane Brasil (PTB-RJ)