Secretário Braz (MG) inaugura com Zico “Projeto Escola Zico 10”, em Muriaé

PTB Notícias 1/11/2011, 15:52

O deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, petebista Braulio Braz, levou a Muriaé o atual técnico da seleção do Iraque, Zico, para inaugurar o “Projeto Escola Zico 10” no município.

A implantação do projeto foi possível graças à assinatura de um convênio, realizada em 22/07, entre o secretário e a “Associação Zico – Fazendo a Diferença”, que viabilizou um recurso para que a escola fosse instalada.

Na ocasião, Braulio Braz, também discursou e ressaltou que vem trabalhando de forma incentivadora para que crianças e jovens de Minas Gerais possam viver de maneira saudável através da constante prática esportiva.

“Muriaé está recebendo hoje um presente do governador Antonio Anastasia, pois foi ele quem escolheu pessoalmente esta cidade para ter a primeira sede da escolinha do Zico em todo o Estado, e nós, através da secretaria de Esportes e da Juventude, viabilizamos esta realização.

Ter uma escolinha desta é um privilégio, uma conquista muito importante, pois abre um novo ciclo proveitoso e de desenvolvimento para todos nós, não só para os muriaeenses, mas para todo o Estado de Minas Gerais.

Temos que buscar a aprimorar cada vez mais os investimentos em jovens e crianças em todo o Estado e esta escola é exemplo de projeto social organizado, de destaque, que realmente oferece benefícios aos atletas”, disse o petebista.

Durante sua visita à cidade, Zico esteve no Teatro Zaccaria Marques, onde falou para 100 atletas inscritos no “Projeto Escola Zico 10” e diversos fãs sobre a importância e o incentivo ao esporte para Muriaé e região.

“Estamos com esse projeto no Brasil inteiro e aqui é o primeiro de um convênio assinado com o governo de Minas Gerais.

O prefeito José Braz e o secretário de Estado de Esportes e da Juventude abraçaram isso.

Então, a gente espera que a criançada aproveite bastante e não esqueça de que tem que estar estudando.

Espero que haja essa fiscalização.

Nós temos os nossos coordenadores, os professores conseguem ensinar bem os alunos tudo aquilo o que a gente quer, o método de fundamento da parte lúdica do futebol e a gente torce para que dê tudo certo”, disse Zico.

Em companhia de Braulio Braz, Zico também percorreu as obras do Complexo Poliesportivo Gilberto José Tanus Braz, que estão sendo executadas no Ginásio Rodrigo Flores Abreu (Rodrigão) e ao campo do Santa Rita.

Na solenidade, também compuseram a mesa o prefeito José Braz; o deputado federal Renzo Braz, a diretora geral da Fundação de Cultura e Arte (Fundarte), Gilca Napier, o assessor geral das “Escolas Zico 10”, Fábio Sodré, e o coordenador de Esportes da Fundarte, José Aparecido Sevennini.

ProjetoO “Projeto Escola Zico 10” visa à utilização do esporte como ferramenta de transformação social; busca o desenvolvimento e o aprendizado da modalidade esportiva, incentiva a promoção da saúde, os trabalhos de condicionamento físico e a adequação de hábitos e condutas em busca de uma vida não sedentária.

Todos os participantes terão aulas gratuitas, com monitores, prestadores de serviços, assessoria e consultoria e informatização integrada.

Segundo Zico, a dica para as crianças que vão participar da escolinha é gostar de futebol e em nenhum momento abandonar os estudos.

“Esta é uma das exigências que a gente faz.

O estudo nunca me atrapalhou.

Cheguei à faculdade, então o que a gente exige nessa Escola Zico 10 é justamente a manutenção na escola, boas notas e lógico que futebol é perseverança, determinação, é trabalhar e esperar uma oportunidade”, destacou Zico.

O ex-jogador ainda ressaltou que o objetivo da sua escola não é formar jogador de futebol, mas sim ajudar a formar cidadãos.

“Temos quase 20 mil crianças sendo atendidas.

Buscamos implementar o futebol junto com a educação e espero que tenhamos sucesso e possamos levar a escola para todo o Estado”, disse.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas GeraisFoto: Divulgação/Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais