Secretário Busato autoriza ordem de estudo das cheias da Bacia do Caí (RS)

PTB Notícias 17/09/2013, 7:50


O secretário de Obras Públicas do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato (PTB), assina nesta terça-feira (17/9/2013), em São Sebastião do Caí, a Ordem de Início para o estudo que indicará a melhor solução para contenção das cheias do Rio Caí.

“Ficamos um ano e meio trabalhando para formalizar esse projeto.

Finalmente, teremos um estudo técnico detalhado que nos encaminhará uma solução definitiva para esse problema histórico da Bacia do Caí”, destaca Busato.

Serão investidos R$ 1,4 milhão para o estudo que contemplará o trecho que vai do bairro Harmonia à foz do Rio Jacuí, o Baixo Caí.

As enchentes na região atingem com maior gravidade os municípios de Montenegro, Pareci Novo, Harmonia e São Sebastião do Caí.

Cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto.

O prazo para conclusão dos estudos é de 180 dias, com entrega de relatório mensal pela Engeplus Aerogel – consórcio vencedor da licitação.

Conforme os técnicos da SOP, entre os prejuízos materiais das cheias destacam-se: danos a estruturas como casas e prédios industriais e comerciais; interrupção de atividades econômicas; custos com limpeza posteriores ao evento; redução do valor de revenda dos imóveis; destruição de lavouras; prejuízos à infraestrutura de transportes; e interrupção temporária das vias de transporte.

A solenidade está marcada para às 19h, no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí (Rua Pinheiro Machado, 600, Centro).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Diário de Canoas