Secretário Cristiano Araújo faz visita à Faculdade de Tecnologia da UNB

PTB Notícias 10/12/2011, 8:47


O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Cristiano Araújo (PTB), se reuniu ontem (09/12), pela manhã, na UnB com o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), Renato Rezende e o coordenador da Faculdade de Tecnologia (FT) da instituição, Antonio Brasil.

O encontro serviu para apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos, dentro da FT, e que podem ser fomentados pela SECTI e FAP.

“A universidade tem a ideia, a indústria transforma esta ideia em produto, e o governo faz com que este produto chegue à população e melhore sua condição de vida”, disse Cristiano, que ficou impressionado com os projetos de alto padrão desenvolvidos nos laboratórios.

Um perfeito entrosamento da SECTI e da FAP com a Unb é o desejo do professor Brasil.

“O objetivo da visita é mostrar que as pesquisas acontecem e que podem ser amplamente divulgadas, com o devido incentivo financeiro por parte do governo.

” Durante a visita o secretário conheceu alguns laboratórios dos cursos de engenharia e projetos desenvolvidos, como o Piratas do Cerrado.

Bruno Tavares, aluno do 9º semestre de engenharia mecânica, acredita que as conquistas tecnológicas da equipe conseguem sair da universidade e podem chegar aos carros comuns.

A principal motivação do estudante vem da própria aplicação prática da engenharia que, segundo Bruno é do que mais os alunos sentem falta ao longo do curso.

“A gente gosta de ver algo que precisa ser feito e que não se sabe como.

Aí a gente trabalha até descobrir como, e, por fim, trabalhamos pra fazer melhor e barato”, comenta o universitário.

Pensando nisso o Presidente da FAP quer desenvolver editais para incentivar que mais pesquisas desse tipo sejam feitas.

“Podemos pensar num edital que dê as condições necessárias, sem burocracia e interrupções, para que projetos como estes sejam regra, não exceção”, destacou Renato.

Por fim, outra visita para conhecer os laboratórios ficou marcada para o início do ano que vem.

“Essa aproximação vai ser recorrente na nossa agenda e uma ferramenta para que a SECTI incentive pesquisas de qualidade dentro da Unb”, destacou Cristiano.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal do Secretário Cristiano Araújo