Secretário da Juventude de Teresina fala sobre plano de ações para jovens

PTB Notícias 23/07/2007, 16:12

O secretário Municipal da Juventude da Prefeitura de Teresina (PI), o petebista Joaquim Bezerra Filho, em entrevista para a TV Meio Norte, falou sobre o plano de metas e todas as resoluções que estão sendo pensadas pela Secretaria para ampliar a qualidade de vida da juventude teresinense, através de suas várias gerências e de estratégias bem definidas.

De acordo com o secretário petebista, a meta em seu trabalho é aliar educação, esportes e cidadania, buscando atingir principalmente os jovens menos favorecidos da capital piauiense.

Para isso, a Secretaria procura parcerias para a realização de um projeto com empresas fomentadoras de empreendedorismo, para promover inclusão do maior número de jovens na força do trabalho, a inserção de jovens em ações de empreendedorismo e a presença de organismos não-governamentais no empreendedorismo juvenil, além da capacitação de Universitários.

Com objetivos muito bem traçados, a Secretaria da Juventude espera alcançar bons resultados, como a ampliação da qualidade de vida para juventude e sua comunidade; a elevação do nível de qualidade de vida em Teresina; a ampliação de discussão sobre o tema qualidade de vida de forma transversal a todos os temas relacionados com juventude; a qualificação profissional; a construção de uma trajetória para inserção dos jovens no mercado de trabalho; a garantia dos direitos ao trabalho entre os jovens; as alternativas de geração de emprego e renda para a população juvenil de Teresina; a maior inserção de jovens em campo de estágio; o aproveitamento da força jovem nas ações públicas; o reconhecimento dos direitos da juventude e o aprimoramento e democratização das políticas públicas da juventude.

Segundo o secretário Joaquim Bezerra, a Secretaria da Juventude, que está instalada na sede da Vice-Prefeitura de Teresina, será o órgão municipal responsável pela elaboração de novas políticas públicas, tendo a juventude teresinense como foco.

“Assim que a Secretaria foi criada, procuramos todas as entidades que trabalham com a juventude em Teresina, para fazer um diagnóstico das reais necessidades do nosso público-alvo.

Agora, estamos procurando novamente esses parceiros, iniciando nossas ações.

Os jovens de Teresina já podem contar com novas ações municipais na área de geração de emprego e renda mas, mais do que isso, na área de empreendedorismo, porque não basta dar emprego, até porque a máquina pública não pode absorver todas as necessidades do nosso povo.

Com os treinamentos em empreendedorismo nossos jovens estarão aptos a criar e gerir seu próprio negócio”, finalizou o sceretário Joaquim Bezerra, que pertence ao Movimento da Juventude Petebista no Piauí.

fonte: site da Prefeitura de Teresina (PI)