Secretário Edmon Lucas percorre interior baiano com projeto Terra de Valor

PTB Notícias 28/05/2007, 8:57


Centenas de moradores dos municípios baianos de Glória, Abaré, Rodelas, Chorrochó, Macururé, Canudos, Quijingue, Euclides da Cunha e Queimadas serão diretamente beneficiados com atividades voltadas para a capacitação, apoio a ações culturais e de geração de emprego e renda, promoção da eqüidade de gênero e infra-estrutura social e produtiva.

As ações integram o Projeto de Desenvolvimento de Comunidades Rurais nas Áreas mais Carentes do Governo Estado da Bahia – Terra de Valor, que abrangerá no total 34 municípios das regiões nordeste e sudoeste com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

Desde a última quarta-feira, 23, o secretário do Desenvolvimento e Integração Regional do governo baiano, o petebista Edmon Lucas, acompanhado do diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa, e de técnicos das esferas estadual e municipal, iniciaram uma maratona de visitas às comunidades contempladas para apresentar as principais linhas de atuação do projeto.

O primeiro encontro, ocorrido na cidade de Glória, teve a presença da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça.

Executado pela Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), através da CAR, empresa vinculada à secretaria, o programa Terra de Valor tem como meta beneficiar 90 mil homens, mulheres e jovens, sendo 35 mil diretamente e 55 mil indiretamente.

Para a sua execução, contará com US$ 60 milhões divididos igualmente entre o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e a contrapartida do Governo do Estado.

De acordo com o secretário Edmon Lucas, o projeto também assegura uma doação do Fida ao estado da Bahia, no valor de US$ 500 mil para o desenvolvimento de dois projetos-piloto de biodiesel a partir da mamona produzida pelos pequenos produtores rurais assistidos pelo Terra de Valor.

“Não estamos fazendo política partidária, mas sim política de desenvolvimento de comunidades rurais do estado da Bahia.

Estamos empenhados em seguir a determinação do governador Jaques Wagner de realizar uma administração que pensa no futuro e não vive do passado.

Vamos trabalhar em sintonia com o governo federal, não esquecendo do tripé saúde, educação e renda”, afirmou o petebista Edmon Lucas, durante o encontro em Macururé, onde estiveram presentes vereadores, estudantes, professores, produtores rurais, prefeitos e lideranças da região.

O prefeito de Macururé, José Augusto de Jesus, agradeceu a presença da equipe estadual e lembrou da responsabilidade da população para o êxito do projeto.

“Temos que saber que este é um projeto do governo de melhoria das condições do nosso povo, mas cada um tem que fazer a sua parte”, disse.

O secretário Edmon Lucas lembra que a programação de visita e apresentação do Terra de Valor nos municípios prossegue até o dia 5 de junho e pretende abranger toda área de atuação do projeto na Bahia.

fonte: site do governo da Bahia