Secretário Lara apresenta ações da STDS durante evento na Unimed no RS

PTB Notícias 15/07/2011, 14:46

Ações da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), no que se refere à erradicação da pobreza extrema, bem como à criação de políticas de trabalho e assistência social, foram destaque na palestra que o secretário Luís Augusto Lara proferiu durante o Café da Manhã com Política da Unimed/RS.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15/07/2011), na Sede da Federação das Unimeds do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

De acordo com o secretário Lara, a missão prioritária da STDS é erradicar a pobreza extrema no Estado.

“Por meio da busca ativa das famílias que vivem com menos de R$ 70 por mês, iremos incluí-las no Cadastro Único, que permite acesso aos benefícios dos programas sociais do governo Federal.

” Lara também enfatizou que para realizar este objetivo é fundamental haver planejamento estratégico.

“A nossa principal ferramenta para buscar estas famílias é o Projeto Mutirão Social, que oferece serviços públicos essenciais e documentação básica para incluirmos as pessoas no Cadastro.

“O gestor destacou, ainda, que a maioria dos projetos prioritários da pasta estão incluídos no Programa RS Mais Igual, lançado pelo governo do Estado com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade econômica e social no Rio Grande do Sul.

“O governo Estadual está empenhadíssimo em trabalhar por um Brasil Sem Miséria, com o nosso Plano RS Mais Igual, que abrange os projetos de combate à pobreza.

“Para o público que já faz parte dos programas sociais do governo, a STDS oferecerá qualificação profissional com o intuito de emancipar as famílias, por meio da inclusão produtiva.

“Para os pobres, os que já estão no Cadastro Único, a prioridade de qualificação será para jovens e mulheres que já recebem o Bolsa Família.

Até o fim do ano, teremos mais de 20 mil vagas na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à STDS.

” Participaram do evento o deputado Estadual, Pedro Westphalen, o diretor do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, e o presidente da Federação Unimed/RS, Nilson Luiz May, que ressaltou objetivo do evento: debater e conhecer o trabalho realizado pelas autoridades eleitas no Estado.

Ele aproveitou a oportunidade para destacar os trabalhos desenvolvidos na área social pela instituição, como projetos que utilizam a Lei da Solidariedade, iniciativa da STDS dentro do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção Social (Paips) para financiar parte das atividades.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações do site PTB- RSFoto: Silvio Williams