Secretário Lara empossa novo Delegado Regional do Trabalho em Torres

PTB Notícias 12/08/2011, 16:06


Um evento prestigiado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais marcou, na noite da última quinta-feira (11/08/2011), em Torres, a posse do novo Delegado Regional do Trabalho do Litoral Norte, Edmilson Nogueira Kailer.

A solenidade contou com a presença do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, que reafirmou a importância de se ampliar as ações da FGTAS/Sine nos municípios litorâneos.

“Tenho certeza que vamos fortalecer as atividades na área da qualificação profissional, bem como a intermediação para o emprego, proporcionando aos trabalhadores as condições para que se capacitem em atividades relacionadas diretamente com as oportunidades de empregos disponíveis nesta região”, enfatizou.

Lara lembrou que todo o processo será desenvolvido através de uma discussão entre empresários, sindicatos, Fundação Gaúcha TAS, prefeituras e comunidade para diagnosticar onde e em que setores existem vagas e a necessidade de mão-de-obra qualificada.

“O Edi, como é conhecido aqui no Litoral Norte, já demonstrou a sua capacidade para mobilizar e trabalhar pela região, e tenho certeza de que vai garantir excelentes resultados nesta nova etapa, pois é alguém identificado com esta área, sabe das carências e encontrará as oportunidades necessárias”, afirmou.

O secretário destacou a relevância de unir a sociedade nos municípios para garantir que a qualificação profissional se materialize em novos empregos.

“Não vamos mais passar por situações como as que vivenciamos, por exemplo, em Santana do Livramento, onde as áreas de energia eólica, vitivinicultura e hotelaria são os principais gargalos para a contratação de novos trabalhadores, e os cursos com maior número de vagas eram para manicure e pedicure”, sustentou.

Lara lembrou que a STDS vai capacitar, durante o segundo semestre deste ano, mais trabalhadores do que aqueles que fizeram cursos nos últimos quatro anos.

“Temos muito o que fazer na área de combate à pobreza extrema, garantindo a essas pessoas documentação e a inserção nos programas sociais, mas também temos um enorme contingente de pessoas que precisam de oportunidades de emprego que podem ser conseguidas através de sua qualificação em áreas para as quais as cidades têm vocação”, disse ele.

Para o novo Delegado Regional do Trabalho, Edmilson Kailer, há um imenso potencial a ser explorado na área do Litoral Norte.

“Não podemos mais ser atingidos pela sazonalidade ano após ano, precisamos fortalecer nossas atividades econômicas, turísticas e sociais, principalmente, oportunizando o desenvolvimento das cidades a partir da qualificação dos nossos trabalhadores, gerando emprego e renda que serão revertidos para esta região”, argumentou.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações do diretório PTB-RSFoto: Silvio Williams