Secretário Lara recepciona comitiva da FIFA em Porto Alegre

PTB Notícias 30/08/2007, 12:14


A comitiva da FIFA que realizou uma inspeção em Porto Alegre/RS nesta quinta-feira (30/09), foi recepcionada no Aeroporto Internacional Salgado Filho pelo secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, entre outras autoridades.

A comitiva, coordenada pelo presidente do Grupo de Inspeção da Fifa, Ricardo Salcedo, chegou ao Estado acompanhada do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e permaneceu por menos de 15 minutos no Aeroporto.

No local, foi recepcionada por cinco casais de gaúchos vestidos a caráter e dirigiu-se imediatamente ao Hotel Sheraton.

Parte do grupo deveria, ainda, acompanhar o jogo entre Internacional e Fluminense, no Estádio Beira Rio.

A chegada da delegação da FIFA à cidade marca uma importante etapa do processo de credenciamento de Porto Alegre à Copa 2014, caso o Brasil seja escolhido pela Fifa como país sede do Mundial.

O objetivo da visita é conhecer a infra-estrutura do município em áreas como turismo, hotéis, estádios, segurança, saúde, transportes e aeroporto.

Segundo o secretário Lara, a vinda da delegação é o momento mais importante da candidatura do Rio Grande do Sul como sede de jogos da Copa.

“Eles vêm checar a nossa vontade de ter a Copa em solo gaúcho, o poder de mobilização e o comprometimento com esse grande evento mundial.

E nós vamos mostrar o que de melhor o Estado e Porto Alegre têm a oferecer em termos de infra-estrutura”, apontou Lara.

Nesta quinta-feira, o grupo cumpre roteiro extenso de visitas pela cidade, fará inspeções no Beira Rio e no Sheraton e participará de reuniões técnicas com equipes do governo e do município.

A agenda contará ainda com almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, onde a comitiva será recepcionada pela governadora Yeda Crusius, além de uma entrevista coletiva programada para o meio-dia.

Segundo Ricardo Teixeira, a expectativa da CBF é de que a FIFA encontre, nas cinco capitais visitadas, as condições ideais para apontar as cidades brasileiras como sedes dos jogos de 2014.

“A CBF fez a sua parte, as cidades também.

Agora vamos aguardar a avaliação da FIFA”, disse.

Além de Salcedo, compõem o time da FIFA o especialista em Mídia Jorge Batista; o especialista em Estádios e Assuntos de Segurança, Walter Gagg, o coordenador do Grupo de Inspeção, Jaime Yarza, e o especialista em Hotéis e Bilheteria, Jaime Byrom.

Pela CBF, fazem parte do grupo o assessor de Imprensa, Rodrigo Paiva, os assessores Alexandre Silveira, Mário Rosa e Joana Teixeira Havelange, o diretor do Comitê da Copa 2014, Wagner Abraão, e o delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do PTB/RS)