Secretário Pedro Fernandes anuncia sistema de avaliação escolar e educação

PTB Notícias 29/04/2013, 18:16


Os sistemas de avaliação escolar e a oferta de educação com os recursos da mediação tecnológica serão implantados, a partir do segundo semestre, nas escolas da rede estadual de ensino.

O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro (PTB-MA) durante a abertura da décima segunda etapa das Conferências Intermunicipais de Educação (Comae).

De acordo com Pedro Fernandes, a partir de junho, a secretaria de Estado da Educação (Seduc) deverá implantar o sistema de avaliação nas escolas da rede de ensino.

O novo método fará uma completa avaliação desde a sala de aula até a infraestrutura das escolas.

A meta é reduzir os elevados custos registrados atualmente.

Pedro Fernandes anunciou ainda que, a partir de agosto, a Seduc vai implantar nos anexos de diversas escolas da rede estadual de ensino equipamentos para ofertar educação com mediação tecnológica.

A tecnologia possibilitará levar orientações dos tutores até as salas de aula, a fim de melhorar o nível de aprendizado e possibilitando a universalização do ensino médio.

O secretário disse ainda que as duas ações integram o planejamento estratégico da Seduc, elaborado com base no diagnóstico sobre a educação no Maranhão pelo acordo com cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado, o Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Ele frisou que, além do diagnóstico do Pnud, a educação é de responsabilidade de todos que fazem a Seduc e da sociedade para que o Maranhão consiga atingir os objetivos da política da educação.

Neste sentido, Pedro Fernandes fez um apelo aos prefeitos para que valorizem o trabalho dos secretários de educação, que é “a maior obra que fica e que se pode construir, pois a educação não é grife.

A sala de aula é um espaço de tolerância democrático e para os jovens entrem pela porta da frente da política”, destacou.

Para a prefeita de Açailândia, Gleide Lima Santos, o anúncio sobre a mediação tecnológica e as conferências demonstram a preocupação do governo em melhorar os indicadores em busca da educação de excelência.

Ela frisou que somente com institucionalização do regime de colaboração entre União, Estado e municípios o Maranhão conseguirá educação de excelência que Açailândia e o Maranhão almejam.

O deputado estadual Sérgio Vieira destacou a importância das conferências como o caminho para melhor equacionar os problemas detectados nas escolas da região de Açailândia.

Disse, ainda, que, com esta ação, o secretário Pedro Fernandes esta materializando suas idéias pra promover o avanço da educação maranhense com os recursos da tecnologia.

“Estas medidas vão melhorar para melhorar os índices da educação maranhense, que ainda são baixos”.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Secretaria de Educação do Maranhão