Secretário Pedro Fernandes conhece projeto de Sala do Futuro Inteligente

PTB Notícias 11/06/2013, 16:41


O secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes (PTB), recebeu, na segunda-feira (10/6/2013), na sede do órgão, no Monte Castelo, representantes da Braox-Alox do Brasil, empresa do ramo de Equipamentos de Informática e Integração Digital que realiza no Brasil projetos de montagem de salas digitais interativas, as chamadas Salas do Futuro Inteligente.

Ao conhecer o projeto, Pedro Fernandes solicitou aos representantes da empresa que um projeto de cinco salas fosse apresentado à Seduc para implantação da Sala do Futuro Inteligente nos Centro de Formações de professores, que será inaugurado ainda este ano pelo governo do estado.

Para Pedro Fernandes, a parceria vai fortalecer a terceira meta do planejamento estratégico da Seduc.

“É uma ferramenta fantástica, que além de colocar o professor em contato com novas tecnologias educacionais vai servir de instrumento facilitador de uma das grandes metas do planejamento estratégico da Seduc, que é a valorização e formação continuada de professores”, enfatizou.

A concepção das salas se fundamenta nos princípios da aprendizagem ativa, por meio de metodologias diferenciadas, nas quais aluno e professor participam ativamente no processo de construção do conhecimento.

Para o presidente da Braox, Jovelci Domingos Gomes, que também é o idealizador do projeto, a Sala do Futuro Inteligente é uma solução que surgiu para trazer novas perspectivas no campo tecnológico educacional, e que permitirá aos professores a prática de novos métodos e o aprimoramento no processo de ensino e aprendizagem.

Sala de aula informatizadaO Projeto Educacional Braox consta com lousa touch screen, carteiras informatizadas, software de gerenciamento, projetor short thro.

Além disso, as aulas são dinâmicas, com conteúdo, vídeos, controle, interatividade, acesso de informação global, provas virtuais e desenvolvimento no processo de aprendizagem.

Participaram também da reunião a secretária-adjunta de ensino, Leuzinte Pereira, a secretária-adjunta de Suporte ao Sistema Educacional, Consuelo Borges de Sousa Magalhães; o secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento, Lívio Jonas Mendonça Correa; o gestor de Atividade Meio, Pedro Barbosa de Carvalho; a supervisora de Tecnologias Educacionais, Akemi Damasceno Wada; e o gestor da Unidade Regional de Educação de São Luís, Francisco Sólon.

VantagensAcesso fácil à informação;Interação entre professor e aluno;Diminuição de evasão escolar;Aumento na participação em aulas;Possibilidade de projetos sociais para comunidade;Melhoramento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb);Motivação e valorização do professor;Melhoramento no processo de aprendizagem do aluno em sala de aulaAgência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Secretaria de Educação do MaranhãoFoto: Orcenil Jr