Secretário Pedro Fernandes inaugura escola quilombola em Itapecuru (MA)

PTB Notícias 2/08/2013, 7:18


Ao participar da inauguração da Unidade de Educação Básica Elvira Pires, na comunidade quilombola São José dos Pretos, em Itapecuru-Mirim (MA), na quarta-feira (31/7/2013), o secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes (PTB), destacou que a entrega da obra pelo governo do estado é uma grande conquista para a população de origem afrodescendente no Maranhão.

A solenidade contou com a presença do prefeito Mário Rogério Siqueira Amorim; deputados estaduais Fábio Braga e César Pires; ex-prefeito de Itapecuru Júnior Marreca; secretários-adjuntos da Seduc, Tadeu Lima e Conceição Andrade; vereadores e lideranças comunitárias da região.

“A escola é emblemática pela luta de vocês, mas precisamos trazer para a sala de aula o compromisso da família para alcançarmos resultados satisfatórios”, afirmou.

O secretário também destacou o trabalho desenvolvido pela secretária-adjunta de Programas Especiais da Seduc, Conceição Andrade, comprometida em buscar igualdade e oferta de educação de qualidade para os quilombolas, povos indígenas e a população do campo.

Fernandes ressaltou que a Secretaria de Educação definiu um planejamento estratégico com quatro grandes objetivos, que são: atingir a melhoria do nível de aprendizado; implantar o regime de colaboração entre estado, União e municípios; universalizar o ensino médio e combater o analfabetismo.

“Até o final do ano, em parceria com o Movimento de Educação de Base (MEB), a meta da Seduc é alfabetizar mais 100 mil maranhenses para reduzir o vergonhoso índice de 19,1% de analfabetos”, realçou.

A escola conta com seis salas de aula, videoteca, biblioteca, laboratório de informática, sala para o programa Mais Educação, área de convivência e banheiros adaptados.

A escola ainda será contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva coberta.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal O Quarto Poder