Secretário petebista de Turismo de São Paulo divulga roteiros do feriadão

PTB Notícias 7/09/2007, 11:32


Quem estiver se programando para o feriadão da Independência no Estado de São Paulo, tem ao seu dispor leque extenso de possibilidades de passeios.

Há alternativas para apreciadores do mar, campo e montanhas.

E o melhor é que boa parte das opções de entretenimento fica próxima à capital, o trajeto pode ser feito em automóvel ou ônibus, oferece atividades para toda a família e o custo é baixo.

Chamado de turismo rural, os passeios, na verdade, incluem cultura, história, religião, gastronomia, aventura, praia, patrimônio artístico e cultural e ecoturismo.

O secretário do Esporte, Lazer e Turismo do governo do Estado de São Paulo, o petebista Claury Alves da Silva, vem divulgando desde o começo desta semana informações detalhadas dos 15 roteiros turísticos divulgados e apoiados pela Secretaria.

O secretário Claury Alves da Silva destacou nesta semana que a administração José Serra “vai atuar muito forte no turismo”, porque o setor está crescendo muito e São Paulo detém o maior número de propriedades brasileiras cadastradas para o desenvolvimento rural.

De acordo com o secretário Claury, que é filiado ao PTB de São Paulo, dos 12 mil empreendimentos desse tipo existentes no Brasil, 800 estão em solo paulista.

Restaurantes rurais, hotéis fazenda, pousadas rurais, pesque-pague, fazendas históricas são alguns empreendimentos que compõem esse universo.

Claury afirmou que o mercado “está precisando de novos destinos e esse segmento vai oferecer isso”.

Ao todo, a pasta do Turismo elaborou 45 circuitos turísticos que abrangem todos os segmentos turísticos existentes e classificados pelo Ministério do Turismo.

Desse total, 37 estão em funcionamento.

Os demais aguardam encontrar agências que operem os roteiros.

Alguns dos destinos abrangem outros Estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e são chamados roteiros integrados.

Há ainda os roteiros internacionais, que atendem a procura do turista estrangeiro por ecoturismo, cultura e aventura.

Conheça os destinos turísticos divulgados pelo governo de São Paulo:Circuito da Mantiqueira Um dos mais deslumbrantes cenários turísticos do Brasil formado pelas estâncias climáticas da Serra da Mantiqueira com montanhas, rios e vales.

Inclui sete cidades: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Pinhal, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier e São José dos Campos.

Há opções de aventura, cultura, rural e de contemplação.

A Serra da Mantiqueira é área de preservação ambiental, com lindas trilhas e cachoeiras, picos elevados com vistas belíssimas e integra o ecossistema da Mata Atlântica.

Site: (http://www.

circuitomantiqueira.

com.

br/) www.

circuitomantiqueira.

com.

br .

Tel.

(12) 3666-1989 Pólo Cuesta Lugares impregnados de sonhos e emoções e destino de aventura, exotismo, cidades históricas, cultural regional e paisagens paradisíacas.

O circuito abrange 10 municípios.

Destaque para Pratânia (a capital de artigos de couro que guarda um ar de simplicidade), Hollandra (a cidade das flores), a Represa Jurumirim, em Avaré e a serra de Botucatu.

Site: (http://www.

polocuesta.

com.

br/) www.

polocuesta.

com.

brCircuito Vale Histórico Além do cenário das serras da Mantiqueira e da Bocaina, há trilhas, cachoeiras, rios, riachos e cavernas.

No Vale Histórico há exemplares de raras orquídeas e bromélias, árvores como Pau Brasil, Araucárias e muitas plantas nativas e exóticas que compõem a Mata Atlântica também que podem ser observados nas caminhadas pelas seis cidades que compõem o circuito.

Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro oferecem pratica de esportes de aventura e atividades de turismo ecológico, esportes radicais, além de turismo religioso e histórico-cultural.

Uma vez por ano, durante três dias, ocorre o Festival gastronômico com a participação de todos os municípios.

Site: (http://www.

circuitovalehistorico.

com.

br/) ww.

circuitovalehistorico.

com.

br Tel.

(12) 9173 6928Circuito Cultural Caipira O circuito reúne nove cidades da região (Caçapava, Jambeiro, Lagoinha, Redenção da Serra, São Luís do Paraitinga, Taubaté, Tremembé, Natividade da Serra e Paraibuna) em que destaca a riqueza e a tradição da cultura caipira.

Informações nos sites das prefeituras, por exemplo: (http://www.

taubate.

sp.

gov.

br/) www.

taubate.

sp.

gov.

br; (http://www.

cacapava.

sp.

gov.

br/) www.

cacapava.

sp.

gov.

brCircuito Itupararanga O oito municípios que compõem o circuito (Alumínio, Cotia, Ibiúna, Marinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande e Votarantin) tem em comum a represa de itupararanga, onde é possível praticar esportes aquáticos, aproveitar o sol e as lindas praias de água doce.

Esses municípios foram influenciados pela Estrada de Ferro Sorocabana que contribuiu para o desenvolvimento do oeste paulista.

O destaque fica para o Roteiro do Vinho, uma estrada que acolhe inúmeras vinícolas, e O Ski Mountain Park, em São Roque.

Em Ibiúna, fica o Parque Jurupará, a maior reserva de Mata Atlântica do Estado.

Site: (http://www.

ibiuna.

sp.

gov.

br/) www.

ibiuna.

sp.

gov.

br; (http://www.

saoroque.

sp.

gov.

br/) www.

saoroque.

sp.

gov.

br.

Tel: tel.

(15) 3248 9900 Rota da Liberdade A força da presença negra se faz sentir na história, na arte, economia e na vida das dez cidades (entre elas Tremembé, Lorena, Cruzeiro, Taubaté, Babanal, São Bento do Sapucai, Ubatuba, Ilhabela) incluídas na rota.

O projeto segue orientações da Unesco e mapeia os passos dos negros africanos que passaram pelos ciclos do ouro, da cana de açúcar e do café, em terras paulistas.

Site: (http://www.

realitytour.

com.

br.

/) www.

realitytour.

com.

br.

Tel.

(12) 3672 3427Chapada do Guarani O roteiro se destaca pelo forte relevo e abundância das águas (nascentes, cachoeiras e rios) que alimentam o maior reservatório de água subterrânea do mundo, o Aqüifero Guarani.

As cinco cidades (Analândia, Brotas, Itirapina, São Carlos e Torrinha), além de exibir a beleza natural e ter clima bom o ano inteiro é referência em turismo de aventura (em especial, em Brotas).

Site: (http://www.

chapadaguarani.

com.

br/) www.

chapadaguarani.

com.

br.

Tel: (14) 3653 1382Circuito Caminho dos Tropeiros Jornada histórico-cultural pelos caminhos abertos do tempo em que a economia de São Paulo era levada no lombo do burro.

São 22 cidades, entre elas, Araçoiaba da Serra, Itapeva, Piedade e Sorocaba.

Site: (http://www.

sorocababureau.

com.

br/) www.

sorocababureau.

com.

br.

Tel.

(15) 7834 4787 Roteiro dos Bandeirantes É a rota traçada pelas expedições bandeirantes em busca de escravos índios, metais preciosos e outras riquezas pelo interior do Estado.

Esses caminhos foram percorridos por desbravadores como Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera e Fernão Dias Paes Leme, o Caçador de Esmeraldas e Domingos Jorge Velho.

O roteiro passa por oito municípios (Araçariguama, Cabreúva, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, Santana do Parnaíva e Tietê), todas situadas ao longo do Rio Tietê.

As cidades trazem referências histórico-culturais para todo o País.

É uma viagem, de dois a quatro dias, pelo interior e pela história paulista.

No trajeto, de quase 150 quilômetros para conhecer todas as cidades, o turista se depara com fazendas, trilhas, museus, grande diversidade gastronômica e artesanato.

Mais informações no site das cidades, por exemplo: (http://www.

itu.

sp.

gov.

br/) www.

itu.

sp.

gov.

br; (http://www.

cabreuva.

sp.

gov.

vr/) www.

cabreuva.

sp.

gov.

vrCircuito dos Lagos (SP e MG) Região privilegiada pela diversidade de belezas, montanhas, cachoeiras de águas cristalinas, riachos, bosques, grutas esculpidas pela água durante milênios e patrimônios históricos e culturais preservados.

Há passeios para quem gosta de se aventurar e para os que preverem contemplar a paisagem deslumbrante.

Uma característica marcante do circuito que inclui 15 cidades (como Buritizal, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Pedregulho) e se situa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais é a qualidade de vidas.

Todas estão próximas ou são cortadas pelo Rio Grande.

Destaque para Sacramento que tem cachoeiras da Serra da Canastra.

Site: (http://www.

circuitodoslagos.

com.

br.

/) www.

circuitodoslagos.

com.

br.

Tel.

(34) 3351 8942Caminho da Fé Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o roteiro oferece ao peregrino além de momentos de reflexão e fé a possibilidade de observar a exuberante Mata Atlântica.

São aproximadamente 400 km em que o viajante atravessa a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto.

O caminho passa por 30 cidades mineiras e paulistas (saída de Aparecida, passando por Campos do Jordão, Águas de Prata, Andradas, Mococa, Santa Rita do Passa Quatro até chegar a Descalvado) em que há pontos de apoio ao peregrino que recebe uma carteirinha em que anota os locais e datas dos lugares visitados.

Se for a pé, a caminhada é de 17 a 20 dias.

De bicicleta, de sete a 10 dias.

Site: w (http://www.

caminhodafe.

com.

br/) ww.

caminhodafe.

com.

br.

Tel.

(19) 3642 2751Costa da Mata Atlântica O roteiro promete agradar quem gosta de mar e quem aprecia o verde.

Há opções de esportes radicais, ecoturismo, história, cultura e para aqueles que só querem descansar e relaxar.

São 161 km de praias de diversos tipos e áreas que concentram a maior biodiversidade do mundo (algumas espécies de fauna e flora da Mata Atlântica não existem em outras partes do planeta).

O roteiro passa por nove cidades (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

Em Peruíbe e Itanhaém há ofertas de turismo ecorural com poços naturais, corredeiras e cachoeiras localizadas na área rural.

Em Mongaguá é possível visitar uma aldeia indígena e em São Vicente há a tradicional encenação da chegada de Martim Afonso em terras tupiniquins.

Site: (http://www.

santoseregiaoconvention.

com.

br/) www.

santoseregiaoconvention.

com.

br.

Tel.

(13) 3232 5080 Roteiro Caminhos do Tietê Cenários de rara beleza e clima agradável propício a passeios, esportes náuticos e pesca.

Localizado no centro oeste paulista, o roteiro engloba oito cidades (Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Jaú e Pederneiras).

As cidades, formadas em função do Rio Tietê , preservam o modo de vida do interior e valorizam a cultura regional.

No endereço eletrônico (http://www.

bibliotecavirtual.

sp.

gov.

br/sp_turint07.

html) www.

bibliotecavirtual.

sp.

gov.

br/sp_turint07.

html há informações sobre as cidades.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo do Estado de São Paulo)