Segundo Busato, presídio de Canoas (RS) poderia ser modelo nacional

PTB Notícias 24/03/2010, 10:39


A construção de um novo presídio no Rio Grande do Sul, sediado no município de Canoas e viabilizado através de Parceria Público Privada (PPP), foi colocada como uma boa alternativa para resolver os problemas da superlotação carcerária no Brasil.

A possibilidade foi levantada na tarde da última segunda-feira (22/3) pelo deputado federal Luiz Carlos Busato, que participou da audiência pública da CPI da Violência Urbana, da Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa.

“O caso de Canoas, com a construção de um presídio com recursos da PPP, talvez sirva de exemplo para todo o país”, afirmou o parlamentar do PTB gaúcho.

O deputado disse saber que o Governo do Estado tem uma lista extensa de investimentos em diversos presídios e casas penais, com resultados que deverão aparecer a longo prazo.

Sobre sua visita ao presídio Central de Porto Alegre, pela manhã, avaliou que foi constatada uma significativa preocupação do Governo do Estado com a questão.

Busato considerou importante os investimentos na parte ambulatorial e de atendimento médico do presídio e no controle da Gripe A no local.

“Comentamos que, em um local onde estão milhares de pessoas reclusas, não há nenhum caso da doença.

Isso se deve à preocupação da administração do local em evitar que houvesse contágio.

” O deputado enfatizou que gostou das novas instalações do Presídio Central.

Classificadas por ele como limpas, boas e, principalmente, destinando uma cama para cada preso.

fonte: site do PTB – RS