Senado aprova projeto de João Vicente Claudino que cria ZPEs no Piauí

PTB Notícias 19/10/2007, 9:59


A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado aprovou nesta quinta-feira (18/10), durante reunião extraordinária, projeto de lei de autoria do senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí, que dispõe sobre a criação de Zona de Processamento de Exportação nos municípios piauienses de Picos e Floriano.

O senador João Vicente Claudino decidiu propor Projeto de Lei para a criação das ZPEs nestas duas cidades por reconhecer sua capacidade produtiva e necessidade de expansão de seus negócios.

Segundo o senador petebista, a criação das ZPEs nos municípios de Picos e Floriano representará um estímulo importante para o desenvolvimento da economia não só dos municípios em si, mas para o Estado como um todo, com o aproveitamento das potencialidades locais dessas regiões.

A cidade de Picos está situada em uma região rica em minerais, tais como calcário, mármore, caulin, argila refratária, tabatinga, granito e outros minerais.

Além disso, é o principal produtor de castanha de caju do País, apesar do Piauí não ser o maior Estado ex-portador.

É o maior produtor nacional de mel, além de possuir um avançado Centro Tecnológico para a padronização de todo o mel fabricado na região.

É a 2ª região fiscal do Piauí que mais arrecada tributos, perdendo apenas para a Grande Teresina.

Já o município de Floriano exerce influência sobre quase trinta municípios maranhenses e piauienses, sendo o único município, além de Teresina, a ter menos de 20% da população analfabeta.

É a 3ª região fiscal do Piauí que mais arrecada tributos, perdendo apenas para a Grande Teresina e a Grande Picos.

Floriano já se apresenta como Pólo da Indústria Farmacêutica, Pólo da Indústria de Confecções e foi pioneira na implantação de um Pólo da Indústria de Bioenergia, inaugurado pelo próprio presidente Lula em 2005.

Para ele, é possível ainda industrializar alimentos em Floriano, com o aproveitamento dos grãos produzidos na região dos cerrados.

fonte: Jornal O Dia (PI)