Senado aprova projeto de João Vicente que cria Universidade do Gurguéia

PTB Notícias 22/11/2007, 7:53


O Senado aprovou nesta semana projeto do senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí, que trata da criação da Universidade Federal do Gurguéia, UFG, autárquica e vinculada ao Ministério da Educação, que será instalada na cidade de Bom Jesus.

O projeto de JVC, uma reelaboração do projeto apresentado pelo ex-senador Freitas Neto (PSDB), no ano de 2002, foi analisado pela Comissão de Educação do Senado e foi votado favoravelmente.

O relator do projeto foi o senador Mão Santa (PMDB).

A UFG, segundo o projeto de João Vicente, será criada através de um desmembramento da Universidade Federal do Piauí – UFPI, já existente naquela cidade ao sul do Estado.

A Universidade Federal do Gurguéia ministrará aulas de ensino superior, desenvolverá a pesquisa das diversas áreas de conhecimento e promoverá a extensão universitária.

De acordo com o senador João Vicente Claudino, o objetivo era criar uma Instituição Superior que, conformando-se à região que atenderá, transforme-se em um laboratório de desenvolvimento.

“Pesam neste sentido as características muito especiais da vasta região do sul do Piauí.

Nela combinam-se três fatores: as enormes reservas hídricas do Vale do Gurguéia, os oito milhões de hectares de Cerrados, que representam a mais ampla área com esse perfil ambiental no Nordeste e uma das últimas fronteiras agrícolas; e o semi-árido que requer atenção especial”, afirmou o senador petebista.

A criação da UFG deve ser vista como um investimento nas potencialidades da região a que prioritariamente atenderá.

Assim como foi vista a criação da Universidade Federal de Campina Grande, através do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba.

“Minas Gerais tem seis universidades federais e foi aprovada, há alguns anos, com a instalação de mais duas.

O Rio Grande do Sul tem quatro universidades federais.

O Rio de Janeiro também quatro.

Mesmo São Paulo, que conta com um sofisticadíssimo sistema universitário estadual, tem duas universidades federais.

Está na hora de termos uma nova universidade federal em nosso Estado.

Seria a verdadeira base para o crescimento sustentado da região”, explica o senador João Vicente Claudino, presidente do Diretório Estadual do PTB no Piauí.

A estrutura organizacional e a forma de funcionamento da Universidade Federal do Gurguéia – UFG será regida pelo atual estatuto da Universidade Federal do Piauí – UFPI e pela legislação federal.

As unidades e respectivos cursos, de todos os níveis, atualmente integrantes do campus de Bom Jesus passam a integrar a Universidade do Gurguéia.

Os cargos, ocupados e vagos, pertencentes àquele campus da UFPI, passarão a pertencer a UFG.

fonte: Jornal Diário do Povo (PI)