Senado aprova projeto de Zambiasi que amplia benefícios do ProUni

PTB Notícias 20/12/2006, 9:33


O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (19), em regime de urgência, projeto de lei do Senado (PLS 260/2005), de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que altera legislação para estender o atendimento do Programa Universidade para Todos (ProUni) aos estudantes beneficiados com bolsa parcial no ensino médio privado.

A matéria vai agora ao exame da Câmara dos Deputados.

O programa destina-se prioritariamente à criação de vagas para estudantes carentes.

Além dessa preocupação, o ProUni reserva vagas para portadores de necessidades especiais e contempla a formação de professores da rede pública de ensino.

Segundo o senador Sérgio Zambiasi, em 2005 o programa ofereceu 112 mil bolsas, entre integrais e parciais, das quais 107 mil foram preenchidas.

Desse modo, cinco mil bolsas, ou 4% da oferta, ficaram ociosas.

Para o senador Zambiasi, num país carente de educação como o Brasil, o atendimento do programa a estudantes de nível médio habilitados na condição de bolsistas parciais é fundamental.

Segundo ele, além de não comprometer a efetividade do ProUni, o bolsista parcial do ensino médio beneficiado pela proposta aprovada “não terá acesso a bolsa integral no ensino superior”.

fonte: Agência Senado