Senador Collor participa de programação da visita de Obama em Brasília

PTB Notícias 19/03/2011, 8:57


Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal (CRE), o senador Fernando Collor (PTB), terá uma agenda de muito trabalho neste final de semana com a visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil, Barack Obama.

O primeiro compromisso foi durante a reunião da Cúpula Empresarial-Brasil Estados Unidos hoje, 19/03, às 9h da manhã, no Centro de Eventos e Convenções no edifício Brasil 21, em Brasília.

Durante todo o dia serão realizados debates sobre temas como o futuro do setor energético dos dois países.

Às 13h, no Palácio do Itamaraty, será oferecido ao presidente Obama um almoço, restrito a 200 convidados, líderes políticos brasileiros e diplomatas dos dois países.

Na avaliação do senador Fernando Collor existem muitas demandas entre os dois países e a visita não será suficiente para dirimi-las.

– Se nessas poucas horas que ele passar por aqui nos pudermos avanças na discussão de temas na área comercial, a excessiva proteção que eles fazem impedindo países emergentes como o Brasil de alcançar o mercado americano; na a área de direitos humanos, na não interferência na política dos povos; uma mudança da posição dos Estados Unidos nas Nações Unidas, nós já teremos alcançado um grande feito – afirmou Collor.

O presidente da CRE entende que a visita de Obama ao Brasil – a primeira dele à América do Sul – é um gesto de respeito ao nosso país e ao processo democrático, além do reconhecimento da posição de relevância que o Brasil conquistou internacionalmente durante o governo Lula e que vem se consolidando no governo da presidente Dilma Roussef.

Obama chegou ao Brasil hoje de manhã e amanhã, domingo, segue para o Rio de Janeiro onde visitará uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e fará um discurso ao povo brasileiro na Cinelândia.

Depois do Brasil o presidente americano segue para o Chile.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Gazeta Web