Senador destaca Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

PTB Notícias 22/03/2012, 16:09

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou a comemoração, nesta quarta-feira (21/3/2012), do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, informando que a data foi escolhida para lembrar massacre ocorrido na África do Sul, em 1960, quando 60 negros foram mortos e centenas ficaram feridos durante um protesto pacífico contra a segregação racial.

“Infelizmente a discriminação racial permanece em pleno século 21”, lamentou o senador.

Mozarildo citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, para lembrar que negros e pardos são mais da metade da população brasileira.

De acordo com o IBGE, 6,91% se dizem negros; 44,16%, pardos; e 41,22%, brancos.

O senador fez questão de ressaltar que mesmo pessoas claras podem ter composição genética da raça negra, já que a população do Brasil é fruto de miscigenação.

O petebista se declarou contrário a todo tipo de discriminação, mas fez a ressalva de que não se deve politizar a defesa das minorias.

Síndrome de DownO senador também destacou a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down.

Mozarildo, que é médico, explicou que a síndrome ocorre devido a um distúrbio do cromossomo 21, razão de a comemoração ocorrer no dia 21 de março.

Na parte da manhã, o Congresso realizou uma solenidade para lembrar a data.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado