Senador Elmano Férrer cobra liberação de recursos para obras no Piauí

PTB Notícias 20/07/2015, 8:12


O senador Elmano Férrer (PTB-PI) cobrou, em discurso na quinta-feira (16/7/2015), a liberação de recursos do governo federal para obras no Piauí.

Segundo ele, o governo do Estado conseguiu realizar operações de crédito com bancos federais no valor de R$ 2 bilhões nos últimos anos, mas apenas pouco mais da metade desse valor foi de fato entregue.

O senador relatou que o governador do Estado, o ex-senador Wellington Dias (PT), tem feito seguidas viagens a Brasília em busca de recursos.

Elmano acredita que a configuração atual do pacto federativo exige dos estados e municípios esse comportamento de dependência.

“Nós sabemos que temos uma federação ‘tupiniquim’, um arremedo de federação.

Os estados federados e os municípios, que constituem a essência, o alicerce de qualquer Estado, não têm os devidos recursos para enfrentar os graves problemas”, disse.

Elmano Férrer citou empreendimentos como a duplicação das BRs 316 e 343, que ligam Teresina ao restante do país, adutoras que levam água ao interior do Piauí e uma ponte sobre o rio Poti, que corta a capital piauiense.

Apesar de serem todas obras federais, segundo o parlamentar trabalhista, o governo do Estado tem se encarregado de pagar por elas, o que tem trazido prejuízos aos cofres estaduais.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência SenadoFoto: Moreira Mariz/Agência Senado