Senador Fernando Collor elogia mensagem da presidente Dilma Rousseff

PTB Notícias 3/02/2011, 3:04


O senador Fernando Collor (PTB-AL) elogiou o discurso de apresentação da mensagem do Governo Federal, feito pela presidente da República, Dilma Rousseff, durante a abertura dos trabalhos do Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (2/2).

Collor disse que a presidente poderá contar com seu apoio, especialmente para a aprovação de projetos nas áreas de saúde, educação, segurança, meio-ambiente, prevenção de tragédias naturais, reformas política e tributária, entre outros pontos abordados no discurso.

Na avaliação do senador petebista, o compromisso reafirmado pela presidente Dilma Rousseff de erradicar a miséria no país é um dos compromissos mais importantes assumidos pelo Governo.

Ele disse que o Congresso Nacional deve atuar em conjunto com o Executivo a fim de elaborar e votar leis que possibilitem a erradicação da miséria, que passa, necessariamente, pela melhoria da educação e da qualificação profissional.

O senador lembrou que no ano passado discutiu a questão da qualificação profissional dos brasileiros durante debates promovidos pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, da qual era presidente, junto a entidades governamentais, iniciativa privada e o mundo acadêmico.

“O ensino técnico profissionalizante foi apontado pelos especialistas como uma das soluções para atender as demandas do Brasil com programas como o PAC e o Pré-sal”, declarou Collor.

O ensino técnico profissionalizante foi um dos pontos abordados pela presidente Dilma para melhorar a educação, ao lado do aumento do número de creches, pré-escola e das vagas para o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Em relação à saúde, a presidente estipulou uma meta de criação de 500 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) com investimentos de R$ 2,6 bilhões, além da aplicação de R$ 2,5 bilhôes em unidades básicas de saúdes (UBS) e na criação de infraestrutura de apoio para as equipes de saúde da família.

Collor acredita que essa iniciativa do Governo Federal poderá desafogar os hospitais públicos das grandes cidades e melhorar o atendimento da saúde à população mais carente.

Ele entende que as ações de saúde, educação e saneamento básico, devem ser promovidas de forma coordenada, pois só assim terão resultados efetivos.

Outro ponto que chamou a atenção do senador Fernando Collor foi com relação ao programa de prevenção para evitar tragédias provocadas por fenômenos naturais.

Ele lembrou as chuvas que ocorreram em Alagoas em junho passado, quando dezenas de pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas.

Embora a presidente tenha se referido, em seu discurso, aos desabamentos e mortes ocorridos no Rio de Janeiro no inicio deste ano, Collor disse que não poderia deixar de lembrar a tragédia que se abateu sobre Alagoas no meio do ano passado e que repercutem até hoje para milhares de pessoas que tiveram suas vidas destruídas pelas chuvas.

“Se tivéssemos uma política de prevenção, como quer a presidente Dilma, talvez muitas vidas tivessem sido salvas”.

Por fim, o senador lembrou a importância de reformas como a política e a tributária, que foram prometidas pela presidente.

Collor destacou as mudanças em relação à tributação no país especialmente as que possam permitir a desoneração das atividades indutoras do crescimento e de bens de consumo popular, conforme mencionou Dilma Rousseff.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Gazeta Web