Senador Gim Argello (DF) preside audiência sobre licitação para Internet

PTB Notícias 14/07/2011, 14:34


O Senado realizou na última quarta-feira (13/07/2011) audiência pública presidida pelo senador Gim Argello (PTB-DF) para debater a licitação sobre a cobertura telefônica e de Internet para regiões rurais e menos habitadas do país.

O leilão deve ocorrer até 30 de abril de 2012, segundo informou o superintendente da Anatel Roberto Martins.

O encontro foi realizado em razão do anúncio feito pelo governo federal sobre a utilização da faixa de radiofrequência de 450 MHz para promover a inclusão digital para às pessoas que trabalham no campo e moram em localidades de difícil acesso à Internet.

Presente à reunião, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações Maximiliano Salvatori Martinhão respondendo a uma pergunta do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que alertou para o elevado número de torres, antenas parabólicas e digitais, falou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem promovendo uma série de debates sobre o assunto, entre eles a questão da interferência nos sinais de comunicação.

Faixa de radiofrequência – Já o superintendente de Serviços Públicos da Anatel Roberto Martins fêz uma ampla explanação sobre o funcionamento da faixa de radiofrequência de 450 MHz.

Segundo ele, “quanto maior a frequência, menor o seu alcance, necessitando da utilização de um número maior de torres”.

De acordo com Martins a licitação deve acontecer até o dia 30 de abril do ano que vem.

Explicou todas as questões técnicas relacionadas ao assunto, com o objetivo de mostrar a qualidade do sistema a ser implantado.

“O projeto da faixa de radiofrequência de 450 MHz foi formulado para atender às necessidades de voz e dados da população rural, para que todos possam ter acesso à banda larga.

“O senador Walter Pinheiro (PT-BA) lembrou sobre questão da segurança pública.

“O projeto deveria criar sistemas de interligação das polícias do país.

Para a inclusão ser realmente eficiente, deve-se trabalhar para que os agricultores tenham acesso facilitado aos bancos.

Acessar contas bancárias, mesmo estando em lugares tão isolados, por meio do computador ou até mesmo o celular”, argumentou.

Ao final da audiência, o senador Gim Argello considerou o debate muito importante.

“A audiência serviu para entender melhor as questões técnicas.

Debatemos aqui na comissão um tema atual e importante para o país.

Vamos levar a Internet para os nossos agricultores e moradores de regiões distantes onde o sinal ainda não chega”, disse.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações do site do senador Gim Argello (PTB-DF)