Senador Gim Argello homenageia 49º aniversário de Brasília

PTB Notícias 21/04/2009, 6:06


O senador Gim Argello (PTB-DF), prestou sua homenagem a Brasília pelo 49º aniversário de sua fundação, que se comemora nesta terça-feira (21).

Em discurso pronunciado da tribuna do Senado, nesta segunda-feira (20), o senador rememorou que uma lei originária de projeto do então deputado, e depois senador, Emival Caiado, promulgada em 1956, determinava que Brasília deveria ser inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

Gim Argello ressaltou que o trabalho e o esforço do presidente Juscelino Kubitscheck garantiram que a inauguração se desse na data determinada em lei.

Gim Argello relatou que o projeto da cidade previa que, entre os anos de 2000 e 2010, sua população atingisse a soma de 500 mil habitantes.

Contudo, Brasília tem, hoje, mais de 2,4 milhões de habitantes, dentro de seu quadrilátero.

O senador destacou que são mais 1,5 milhão no pequeno entorno da cidade.

No que chamou a “Grande Taguatinga”, ressaltando ser sua “terra de coração”, localizada a 20 quilômetros do centro da Capital, o senador disse que já habitam 300 mil pessoas.

Na “Grande Ceilândia” estão 500 mil habitantes e em Samambaia, vivem mais de 250 mil pessoas.

O senador referiu-se ainda a cada uma das outras cidades-satélites que situadas em torno do Plano Piloto e do Distrito Federal.

– Brasília foi se comportando de uma maneira extraordinária, nesses quarenta e nove anos de existência – disse Gim Argello.

– Posso dizer, com muita tranquilidade, que é o melhor lugar para se morar, no país.

Isso porque, ainda conseguimos preservar aquela qualidade de vida que se tem no interior do Rio Grande do Sul, por exemplo.

O senador pelo Distrito Federal destacou outro aspecto que considera particular em Brasília.

Segundo Gim Argello, não existe na cidade discriminação de cor, raça ou credo, como reza a própria Constituição.

– Em Brasília, isso é real – afirma o senador.

– Aqui, você tem um vizinho que é do Rio, outro que é do Rio Grande do Sul, um outro é do Ceará, outro, ainda, do Piauí.

E todos nós nos entendemos.

Essa miscigenação é que faz a população do Distrito Federal essa beleza que é.

Gim Argello convidou a toda a população a participar dos festejos pelos 49 anos da fundação de Brasília, que terão lugar na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira.

* Agencia Trabalhista de Notícias com informações da Agência Senado