Senador João Vicente Claudino destaca visita de Lula e ministros ao Piauí

PTB Notícias 6/05/2009, 8:58


Em pronunciamento nesta terça-feira (5), o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) destacou a visita feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros ao Piauí, onde sobrevoaram as regiões alagadas pelas chuvas que caem há vários dias no estado.

Em seu discurso, João Vicente Claudino disse que já há no estado mais de quatro mil famílias desabrigadas e que as chuvas torrenciais também provocaram o transbordamento de vários açudes.

O aguaceiro também obrigou a interdição de uma das cinco pontes existentes em Teresina, onde muitas escolas estão sendo obrigadas a liberar os alunos em razão das enchentes.

Durante a visita, disse João Vicente Claudino, o presidente da República teve a oportunidade de conversar com prefeitos dos municípios atingidos pelas cheias, que o teriam sensibilizado quanto à importância de investimentos estruturais para reverter o prejuízo causado pelas chuvas, como a construção de novos diques e a ampliação das unidades já existentes, bem como de diversas pontes.

João Vicente Claudino advertiu, no entanto, para os riscos de atraso na liberação de verbas em razão da burocracia governamental, o que poderá comprometer o retorno das famílias para as suas casas.

– A burocracia é insensível.

O presidente já reduziu os 21 critérios para liberação de emergência para quatro.

Os municípios já estão sacrificados em sua receita devido à crise mundial.

Os recursos públicos estão cada vez mais comprometidos e a capacidade de ação emergencial fica cada vez mais comprometida – disse o senador.

Diante disso, acrescentou João Vicente Claudino, é preciso dar prioridade às famílias atingidas pelas cheias, para que “voltem aos seus lares com dignidade e saúde”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Agência Senado