Senador João Vicente Claudino festeja sucesso de produtos piauienses

PTB Notícias 26/08/2009, 11:42


O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) festejou nesta terça-feira (25/8) os processos de certificação das opalas de Pedro II e de indicação geográfica da cajuína, bebida típica do Piauí.

Além disso, ele ressaltou o bom resultado das experiências tecnológicas na conversão dos desertos piauienses em áreas de alta produtividade agrícola.

Ele atribuiu esses resultados a uma nova mentalidade desenvolvimentista que dominou o Piauí.

– Para desatrelar-se, em definitivo, de um modelo infecundamente arcaico de exploração econômica, ao estado não restaria outra solução senão uma incursão firme em setores econômicos menos explorados nos múltiplos mercados do país – afirmou.

Claudino disse que a cidade de Pedro II, localizada a 200 quilômetros de Teresina, conta com a única reserva de opala nobre do país e a segunda do planeta.

Ele relatou que investimentos substanciais têm sido feitos na reserva para cumprir as metas estabelecidas pelo projeto Indicação Geográfica da Opala, com o suporte do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Outro produto piauiense que deverá ser conhecido nacionalmente é a cajuína, bebida sem álcool preparada a partir do suco de caju.

O senador disse que a bebida preparada artesanalmente é símbolo da cultura de Teresina e que o Piauí tem o maior percentual de áreas plantadas com caju, o que rendeu uma produção de 24,5 toneladas de castanha.

– A indicação geográfica é uma importante ferramenta de desenvolvimento de produtos agroindustriais de uma região, colaborando para a organização dos setores econômicos através do uso do nome da região de produção – frisou o senador.