Senador João Vicente propõe ações para uso de microcréditos no Piauí

PTB Notícias 21/10/2013, 12:35


Preocupado com o baixo desempenho do Piauí em acessar microcréditos voltados para pescadores, jovens e agricultores familiares, o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) planeja uma ação para aumentar o número de piauienses beneficiados com as linhas de crédito ligadas ao Ministério da Pesca e Agricultura (MPA).

Durante audiência com o ministro responsável pela pasta, Marcelo Crivella, no último dia 08 deste mês, João Vicente foi informado que o Piauí foi o único estado a não aderir ao Pronaf Mulher Pesca e Agricultura, linha para investimento e custeio no valor de R$ 2.

500 para cada projeto de pequeno porte desenvolvido por mulheres.

João Vicente Claudino disse que há várias linhas de crédito convenientes para o Piauí, uma delas destinada a jovens empreendedores que queiram começar a produzir pescados.

“Há um microcrédito especial para jovens entre 16 e 29 anos de idade que queiram apoio para desenvolver a atividade pesqueira.

É importante que todos estejam bem informados para utilizarem esses mecanismos, que geram renda e estimulam a produção”, destacou.

A ideia do senador, a princípio, é articular a superintendência do Ministério da Pesca no Piauí, prefeitos, técnicos do Banco do Brasil, marisqueiras, pescadores, agricultores familiares e jovens piauienses para estimular o uso dessas linhas de crédito.

Segundo Maria Fernanda Nince Ferreira, secretária de Planejamento e Ordenamento da Agricultura do MPA, os microcréditos são diferenciados, com pagamentos facilitados e juros menores.

Há linhas em que o interessado pode pegar um empréstimo no valor de R$ 10 mil, com até três anos para começar a pagar e dez anos para saldar a dívida.

Neste caso, os juros estão abaixo dos valores cobrados por outras linhas de crédito, segundo a secretária.

Agência Trabalhista de Notícias (VA), com informações da assessoria do senador João Vicente Claudino (PTB-PI)Foto: Divulgação