Senador Mozarildo Cavalcanti quer mais médicos para o interior do país

PTB Notícias 11/02/2009, 6:19


Ao comentar matéria publicada pelo jornal O Estado de S.

Paulo sobre a falta completa de médicos em 455 municípios brasileiros interioranos, o senador Mozarido Cavalcanti (PTB-RR) cobrou do governo federal, nesta terça-feira (10/2), a adoção de medidas para resolver o problema.

A matéria, baseada em dados de pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revela que a carência desses profissionais é maior nas Regiões Norte, Sul e Sudeste, onde porcentagem relevante dos municípios não conta com os serviços de nenhum médico para atender a população.

– Nós temos no Brasil hoje 455 municípios sem médicos.

Isso é inaceitável.

Então, é preciso que o governo federal tenha realmente uma posição mais clara e proativa e realmente o presidente Lula discurse menos e haja mais, chamando o ministro da Saúde e o ministro da Educação e fazendo um plano para distribuir médicos no país – disse.

Em seu pronunciamento, Mozarildo, que é médico, propôs ainda o ensino de matérias relativas à cidadania nas faculdades de Medicina, além das regularmente ministradas.

Com o estudo dessas disciplinas, os novos médicos teriam, de acordo com o senador, condições de compreender a importância de atenderem em cidades do interior do país.

fonte: Agência Senado